AESO - Faculdades Integradas Barros Melo

Acervo Pessoal/Divulgação

ATENÇÃO: TAKE 5 no ar!


Rádio, TV e Internet
novembro. 03, 2016

O evento acontece no dia 04 de novembro na Videoteca I da instituição

Os estudantes na graduação quando se preparam para o primeiro ingresso no mercado profissional, se deparam com um mar de possibilidades. Com o objetivo de aproximar os alunos da prática e sanar algumas dúvidas, o curso de Rádio, TV e Internet junto as Faculdades Integradas Barros Melo promovem o Take. O projeto recebe profissionais da área formados na instituição para bate papo sobre o dia a dia no mercado de trabalho. Gratuito e aberto ao público, a 5ª edição do evento acontece no dia 04 de novembro, as 9h30, na Videoteca l da AESO-Barros Melo.

Nesta edição a convidada para conversar com os alunos é Rosanne Palhares,formada em 2014 no curso de Rádio, TV e Internet da instituição e Account Manager na Agência Digital EXEPERU, em Lima, Peru, onde coordena negócios e estratégia digital para clientes como Eletrolux, Faber Castell e VisaNet. Neste ano, ganhou um renomado prêmio da mídia peruana, o E-commerce Award Peru 2016, em reconhecimento ao melhor e-commerce do Peru para a empresa Florestas Unidas.

 

A profissional de comunicação conversou com a AESO-Barros Melo e pontuou algumas questões importantes sobre o decorrer da sua carreira. Confira:

 

AESO: Como foi a sua trajetória profissional até chegar na EXEPERU?

Rosanne: Estudei Produção Fonográfica e Rádio, Tv e Internet na AESO. Comecei trabalhando no MAMAM - Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães, como estagiária. Desde então sempre me envolvi em produção e publicidade. Através de amigos comecei a trabalhar em agências como redatora e ao mesmo tempo também fazia produções e apresentação para a TVI, canal a cabo. Sempre tive facilidade em me comunicar e criar relação com as pessoas, o que me fez caminhar pelo lado de Marketing, onde me descobri. A partir de então, através das boas relações que fiz, comecei a trabalhar na associação de Shopping de Pernambuco. Trabalho que me proporcionou conhecer diferentes mercados. Em paralelo, fazia consultoria em Marketing em um projeto de coworking que hoje opera em Recife, onde conheci uma peruana. Ficamos amigas e como ela estava de volta à Lima, me passou o contato da empresa. Pesquisei sobre e enviei meu currículo. Pouco depois fiz uma entrevista via Skype e logo após me convidaram para trabalhar na empresa como Business Account, cargo que ocupo há um ano.

 

AESO: Que atividades você desempenha no seu cargo?

Rosanne: Como Business Account na ExePeru, que é uma agência de Marketing Digital, eu exerço as seguintes funções: Comunicação com o cliente. Desde o primeiro contato até a negociação de custos; Kick Off com o cliente para detalhamento do projeto; Kick Off com a equipe para criar cronograma; Seguimento do projeto; Endo e exo marketing da ExePeru;

 

AESO: De que forma isso colabora para o crescimento da empresa?

Rosanne: Esse cargo corresponde ao coração da agência, sou uma espécie de ponte entre os cliente e a agência. Além de criar todo o clima laboral entre os profissionais.

 

AESO: Quais os desafios de exercer a sua profissão fora do Brasil?

Rosanne: O principal desafio em trabalhar fora do Brasil é o tipo de recepção que você vai receber e surpreende em quão bem vistos somos em certas áreas.

 

AESO: O que essa conquista representa para sua carreira?

Rosanne: Representa orgulho a nível pessoal e familiar. É muito satisfatório exercer bem seu trabalho em um mercado diferente do seu. E claro, seu passe é valorizado.

 

AESO: Quais são as suas metas? 

Rosanne: Minha meta é ser milhonária (hehehe), brincadeira. Minha meta é continuar estudando, hoje em dia faço cursos de Marketing Digital Estratégico e tenho como foco a criação de casos de êxito para as marcas com as quais trabalho, também tenho planos de gerenciar uma marca referência, seja em qual país for.

 

AESO: Você ganhou o E-commerce Award Peru, como foi a participar desse concurso?

Rosanne: O prêmio de melhor E-commerce do Peru foi resultado de muita estratégia e planificação junto com uma equipe. São meses de provas e análises. É um projeto que foi desde um redesign até adiminstração de redes sociais. Por aí passam criação de web, aplicativo, publicidade digital, campanhas, assessoria de comunicação, planejamento digital, etc. Tanto esforço foi reconhecido no Peru Awards 2016, evento que premia as agências digitais com resultados significativos para suas marcas, o que foi o nosso caso. Para mim, participar já nos categorizava como capazes e ganhar foi uma felicidade imensa, para toda agência. 

 

AESO: Como a faculdade ajudou no crescimento profissional?

Rosanne: A faculdade me ajudou em dois sentidos: no que fazer e no que não fazer. Percebi que teria que buscar meu desenvolvimento pessoal e não apenas concluir cadeiras ou cursos. A importância de focar em sua especialidade e tirar proveito ao máximo dos conteúdos e professores que você tem acesso. A AESO me ajudou a criar um senso crítico e saber até mesmo avaliar uma disciplina ou um professor. Mais que tudo, aprendi a canalizar meus pontos fortes.

 

AESO: Que dica você dá para os estudantes?

Rosanne: Minha dica seria a de não perder tempo, acredito até que perdi em alguns momentos. Mas diria que essa história de encontrar o que você gosta de fazer só te levará além se você for realmente dedicado. Saber aproveitar as oportunidades e entender que elas também se criam, o que vai depender da sua personalidade e jogo de cintura. E claro, estudar. Seja se graduando ou autodidata, se capacitar faz de você alguém com expertise e isso faz seu nível mudar.

aeso - alunos no mercado - barros melo - Rádio TV e Internet - TAKE 05 -

voltar