AESO - Faculdades Integradas Barros Melo

Foto: Renata Siqueira

Bacharelandos do curso de Direito participam do II Campeonato de Júri Simulado da ESA/PE


Direito
agosto. 21, 2019

A equipe fez a defesa e acusação de casos reais

Com a proposta de estimular o encontro entre teoria e prática, formação humanitária, pensamento crítico e a preparação para as diversas carreiras jurídicas, os alunos do 10º período do curso de Direito da AESO-Barros Melo, Joel Marcos, Mariana Morato, Ilana Menezes e Maria Izabel Matos participaram do II Campeonato de Júri Simulado da ESA/PE. A sessão aconteceu nesta terça-feira, às 8h, no Auditório da Escola Superior da Magistratura de Pernambuco, localizada na Ilha Joana Bezerra, no Recife.

Durante o trabalho, houve  a simulação do julgamento de processos já finalizados e, cada caso, ficou sob a responsabilidade de dois grupos divididos entre defesa e acusação, cada um composto por equipes de estudantes de Direito de 16 instituições de ensino superiores da Região Metropolitana do Recife. 

As apresentações foram assistidas por comissões responsáveis por atribuir pontuação nos conteúdos a respeito do domínio da língua portuguesa e vocabulário; capacidade argumentativa e poder de persuasão; raciocínio jurídico, entre outros. A avaliação dos grupos ocorreu durante uma única simulação do Júri, em que cada equipe fez o papel de defesa e acusação de dois processos diferentes, no mesmo dia. Ao final das disputas, foram eleitos os três melhores lugares nos quesitos grupo e individual. A melhor equipe representa o estado de Pernambuco, em concurso nacional, promovido pela Escola Nacional de Advocacia (ENA). O evento acontece em Brasília (DF), ainda este ano.

A professora e coordenadora do Núcleo de Práticas Jurídicas da AESO-Barros Melo, Ornela Fortes, detalhou sobre a experiência vivenciada pelos alunos: “Os bacharelandos em Direito das FIBAM fizeram a defesa de um caso real envolvendo pessoas em situação de rua, além de, em um segundo momento, representarem a acusação em situação envolvendo tentativa de homicídio em parque de diversões. Durante todo o curso, eles têm a disposição diversas atividades - reais e simuladas - que contribuem para a formação na área, tais como audiências simuladas, atendimentos de casos reais dentro e fora da faculdade, oficinas temáticas, atuação como defensoria no Tribunal de Justiça Desportiva, dentre outras”.

aeso - barros melo - cursos jurídicos - tribunal do júri - núcleo de prática jurídica -

voltar