AESO - Faculdades Integradas Barros Melo




Fotos: Thaysa Fideles

Banana Split: acessórios deliciosos para quem ama ter estilo


Design Gráfico
setembro. 12, 2018

Marca de ex-aluna chama atenção do público com peças originais

Banana split é uma sobremesa original dos Estados Unidos, que, na forma clássica, é servida numa travessa em forma de barco, apresentando uma banana cortada ao meio, longitudinalmente, e bolas de sorvete de baunilha, chocolate, morango e chantili entre a fruta. Mas, Banana Split é também o nome da marca de acessórios pernambucana, criada pela ex-aluna de Design Gráfico da AESO-Barros Melo, Julice Pinheiro.
 
Por incentivo de amigos e familiares, a empresária, que já vendia brincos, colares, etc, decidiu profissionalizar o ofício e fundou a Banana Split no ano de 2013. A ideia era expandir o negócio. “A nomenclatura da marca é relacionada à sobremesa mesmo. Tudo começou como uma brincadeira, mas caiu no gosto e, a partir disso, foi levada a sério”, comenta Julice.
 
Em cinco anos de história, a Banana Split já lançou 12 coleções.  De acordo com Julice, a escolha do tema é o primeiro passo para criar os acessórios. “Depois, começamos a pesquisa em cima do assunto, cores, formas, etc. Em seguida, partimos para o desenho das peças no papel ou em algum programa gráfico. Por fim, elas são cortadas a laser e levadas para produção, montagem e embalagem”, conta. 
 
A designer, de 31 anos, cuida da empresa de perto. Como dona, ela participa da criação das peças. Julice também conta com a ajuda da irmã, Alexsandra Pinheiro, na parte de produção e eventos. Recentemente, a designer e ilustradora Hallina Beltrão se juntou ao time.
 
Para Julice, a prioridade é o sucesso da Banana Split. “A marca é, hoje, meu trabalho oficial. Nela eu tenho investido todo o meu tempo e dedicação, acreditando no crescimento tanto no mercado local, como em outros”, comenta. Segundo ela, o ramo de acessórios originais ainda é um pouco restrito no Recife, mas, para quem trabalha mostrando uma “cara”, uma personalidade, funciona bem.
 
Agora a Banana Split se prepara para lançar mais uma coleção, intitulada Índia. Esta é a primeira em parceria com Hallina Beltrão, que idealizou o tema e ilustrou as peças, inspirada na cultura indígena. Índia traz para o verão 2019 pigmentos como urucum, açafrão, jenipapo, açaí e tabatinga, que colorem não só as pinturas corporais, como também o artesanato dos índios brasileiros. Os grafismos e movimentos fluidos das peças também são inspirados na arte e no imaginário indígena.
 
O lançamento está marcado para dia 14/09, às 18h, no Espaço Somos, na Rua da Aurora. No dia seguinte, 15 de setembro, Julice Pinheiro apresenta as novidades da Banana Split no Mercado Criativo AESO. O evento começa a partir das 14h, na antiga sede da Faculdade de Direito de Olinda, na rua São Bento, e reúne expositores, em sua maioria alunos e ex-alunos dos cursos de Design Gráfico, Artes Visuais e Fotografia, a fim de comercializar produções artísticas e artesanais. A entrada é gratuita e aberta ao público.

alunos no mercado - design de moda - acessórios -

voltar