Barros Melo firma parceria com Governo de Pernambuco

dezembro. 06, 2011

Promover a inserção dos estudos e formação em gênero nos espaços de educação formal no ensino médio e superior. Este é o objetivo do convênio firmado, nesta segunda-feira (05), entre a Aeso- Barros Melo e a Secretaria da Mulher do Governo do estado de Pernambuco. Através desta parceria serão criados os Núcleos de Estudos de Gênero e Enfrentamento à Violência contra a Mulher que serão agentes promotores de ações de formação, pesquisa e extensão, objetivando o desenvolvimento e transformação social, a partir da promoção dos direitos da mulher e da igualdade entre os sexos.

A diretora da Barros Melo, Ivânia Barros, destacou a importância de ter a instituição engajada na criação dos Núcleos. “Será muito importante para os estudantes e professores poderem formular ações de formação, pesquisa e extensão na busca da igualdade entre os sexos” disse. Já a Secretária da Mulher do Governo, Cristina Buarque falou sobre o objetivo do convênio. “A criação deste convênio com a Barros Melo é um passo muito importante para promover e incentivar os estudos de formação em gênero nos espaços de educação formal no ensino médio e superior” disse.

Os Núcleos atuarão como forma de ampliar a discussão sobre as desigualdades existentes entre homens e mulheres nas instituições de ensino como estratégia de combate ao preconceito, irão contribuir para a desconstrução da cultura machista e patriarcal e incentivar a produção de artigos científicos, roteiros de vídeo-documentário de curta metragem, projetos pedagógicos sobre a temática. Além de estimular a reflexão e produção científica a partir do uso da categoria gênero, associada à raça, etnia e classe social. “Queremos incentivar a formação de uma base universitária capaz de atender as necessidades dos docentes, pesquisadores, conferencistas na formulação de programas de políticas públicas para reparação das desigualdades de gênero. Também buscamos promover o debate crítico sobre as desigualdades entre homens e mulheres e promover a valorização da produção e difusão de conhecimentos sobre a matéria” afirmou Cristina Buarque.