Barros Melo promove o Interjornalismo

Curso de Jornalismo - Olinda
outubro. 04, 2012

Estimular a produção prática, integrar conteúdos interdisciplinares e proporcionar o convívio entre os alunos dos diversos períodos do curso de Jornalismo. Estes são os objetivos do InterJornalismo, que acontece no dia 20 de outubro, das 8h às 17, na Barros Melo. A atividade reúne alunos dos vários períodos do curso para atividades em oficinas e troca de experiências com profissionais que irão ministrar palestras sobre sua vivência no jornalismo.

De acordo com a coordenadora do curso, Mônica Fontana, a atividade neste semestre segue o modelo de oficinas e palestras. “Durante o período da manhã, os alunos vão vivenciar habilidades específicas, necessárias à atuação nos diversos veículos, através de oficinas de TV, Rádio, Impresso e Digital.” disse. “À tarde, terão a oportunidade de debater com dois profissionais do mercado os desafios do Jornalismo. Contaremos com a participação da repórter do Jornal do Commercio, Fabiana Moraes, vencedora de três prêmios Esso de Jornalismo, e do jornalista Jeoás Farias, sócio-diretor das empresas Concepto e EuConecto, ligadas ao jornalismo digital.”

Manhã – Oficinas

1. Oficina de edição de áudio digital (Estúdio de Áudio)

Professores responsáveis: Marcos Araújo e Filipe Beltrão
Ementa: Funcionamento e operação de equipamentos de captação digitais e softwares de tratamento e edição de som. Produção, manipulação e incorporação do som em trabalhos de radiojornalismo. Elaboração de produto final.

2. Oficina de produção de títulos no jornalismo impresso (Laboratório de Informática)
Professor responsável: Renata do Amaral
Ementa: Elaboração de títulos no jornalismo impresso para jornais e revistas, tanto para textos informativos quanto opinativos. Conceito de título. Leitura de textos e confecção de respectivos títulos. Discussão e avaliação dos títulos preparados e apresentados durante a oficina.

3. Oficina de Apresentação de TV (Estúdio de TV)
Professor responsável: Ana Carolina Cavalcanti
Ementa: Conceitos e elementos de construção da linguagem no telejornalismo. O texto e a imagem. O script. O texto escrito para ser falado. A leitura em voz alta. A leitura a partir do teleprompter. O “ao vivo” no estúdio. O ponto no ouvido e a comunicação durante gravação ou exibição ao vivo. A importância da voz e das expressões faciais. A linguagem corporal. O papel das roupas e dos acessórios na construção da imagem do apresentador e do programa.

4. Oficina de Jornalismo em blogs e redes sociais (Laboratório de Informática)
Professor responsável: Bruno Nogueira
Ementa: Blogs e redes sociais no âmbito profissional. As redes sociais nas redações e seu uso para pautas e reportagens.

Tarde – Palestras (Cineteatro)

14h as 15h30 – Jornalismo e desconstrução do senso comum
Fabiana Moraes – Jornal do Commercio

15h30 as 17h – O jornalismo e os jornalistas em tempos de redes sociais