AESO - Faculdades Integradas Barros Melo




Foto: Karolina Carvalho

Batida inspirada no ritmo maracatu vence o Concurso Beatmaker AESO


Produção Fonográfica
outubro. 09, 2018

Maracabeat tem 1 minuto e 30 segundos e pode ser usada como base para música eletrônica

Com 125 votos, do total de 539, o beat Maracabeat, do músico Felipe Miguel, venceu a primeira edição do Concurso de Beatmaker AESO. Como o nome sugere, a batida é inspirada no ritmo pernambucano Maracatu. O ganhador leva para casa um controlador MIDI.
 
Segundo Felipe, Maracabeat pode ser utilizada para música eletrônica em geral e rap. “Usei o ritmo local como base e a harmonia também foi inspirada no Maracatu. Na composição, coloquei também elementos bastante usados em música eletrônica, como o vocal chops, e alguns samples de bateria. Queria criar um Beat que passasse o sentimento de alegria e festa, algo pra cima”, comenta o músico.
 
A batida tem 1 minuto e 30 segundos, começando com a parte principal (A), seguindo para a estrofe (B) e voltando para a parte principal (A) novamente. Confira aqui.
 
Para Ricardo Maia, coordenador do curso Produção Fonográfica das Faculdades Integradas Barros Melo (AESO) e responsável pela organização do evento, o concurso “é importante para fomentar essa nova faceta do músico contemporâneo, que vem, cada vez mais, fazendo música no computador”. E ressalta: “Essa coisa do beat está muito predominante no cenário atual e é uma forma de contemplar vertentes como o hip-hop, a música eletrônica e o brega, que é um ritmo forte no Recife”. 

Felipe Miguel conta que participar do concurso foi uma experiência muito válida. “Mesmo não sem participar de competições anteriores, pois, sempre produzi em casa, sem preocupação com o tempo, fiquei muito feliz com o resultado e que bom que as pessoas gostaram e votaram”, disse. 

A atividade aconteceu dentro da programação comemorativa aos 50 anos da AESO-Barros Melo. Durante a disputa, nove participantes foram desafiados a criar uma batida inspirada em ritmos, timbres e instrumentos que remetessem à regionalidade. 

concurso - aeso50anos - beat -

voltar