Foto: Pedro Reinaux.

Centro Cultural Barros Melo recebe IV Seminário Euro-Brasileiro de Choro

abril. 17, 2019

Evento acontece de 21 de abril a 03 de maio, na Cidade Alta

Depois de passar por Belo Horizonte, em 2016 e 2017, Campinas, São Paulo e Ubatuba em 2018, o IV Seminário Euro-Brasileiro de Choro chega a Pernambuco, mais precisamente em Olinda e no Recife, este ano. De 21 de abril a 03 de maio, as cidades vizinhas recebem a programação completa. O Centro Cultural Barros Melo, localizado na antiga sede das Faculdades Integradas Barros Melo (AESO) [Rua São Bento, 200, Cidade Alta], é uma das locações. Lá acontecem as Oficinas de Choro, bem como o Concerto de Abertura, no domingo (21), às 17h. Entrada gratuita.

O Seminário Euro-Brasileiro de Choro é uma consequência de 20 anos da promoção do ritmo na França e na Europa, e da parceria de duas instituições: o Clube de Choro de Paris, fundado em 2001, e a Casa de Choro de Toulouse, criada em 2006. O evento incentiva a prática instrumental em grupos e individual, rodas, concertos, a fim de proporcionar a troca entre intérpretes europeus e brasileiros. O resultado é a divulgação e disseminação do choro no Velho Continente, por meio da apresentação dos talentos lapidados aqui.

A coordenação artística do Seminário é da pianista e compositora mineira e francesa, Maria Inês Guimarães, e do violonista alemão, Olivier Lob. As aulas serão ministradas por músicos profissionais do Recife, Olinda e outras cidades do estado. Entre eles, estão o professor da FIBAM, Marco Cézar, o ex-aluno da FIBAM, João Paulo Albertim, o Maestro SPOK, e muitos outros. Participam das atividades, europeus, profissionais e amadores da música instrumental, que querem trabalhar o ritmo choro e mergulhar na vida cultural da capital pernambucana.

Além da AESO-Barros Melo, o Seminário Euro-Brasileiro de Choro conta com a apoio do Paço do Frevo e do Conservatório Pernambucano de Música.  As Universidades Federais de Pernambuco e do Rio Grande do Norte serão representadas por professores renomados na grade do evento.

VEJA A PROGRAMAÇÃO:
LOCAL: Centro Cultural Barros Melo, Rua São Bento, 200, Cidade Alta, Olinda.
 ·         21 de abril, às 17h – CONCERTO de abertura com Marco César (bandolim), João Paulo Albertim (cavaquinho), Olivier Lob (7 cordas), Ezequias Lira (violão), Maria Inês Guimarães (piano), Alexandre Copinha (saxofones, flauta), Junior Telles (percussão). ENTRADA FRANCA.
·         De 22 de abril A 03 de maio, de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h – Oficinas de Choro. Inscrições encerradas.
·         22 de abril, às 17h – Conferência, Spok, Frevo de Rua.
·         23 de abril, 17h – Conferência Carlos Sandroni.

LOCAL:Centro Cultural Barros Melo, Rua São Bento, 200, Cidade Alta, Olinda.
·         23 de abril, às 20h – Roda do Dia Nacional do Choro.
·         26 de abril, às 16h – Roda de Choro dos alunos e professores. ENTRADA FRANCA.

LOCAL:Paço do Frevo (3° andar), Recife Antigo.
·         26 de abril, às 20h - Dia Nacional do Choro, Mercado da Encruzilhada.
·         02 de maio, às 15h30, - Jornada no Paço do Frevo – CONCERTO dos professores e Roda de Choro dos alunos: Maíra Macedo (Cavaquinho), Moema Macedo Moreira (Bandolim), Maurício Cézar (Piano), Bozó (Violão 7 cordas), Tadeu Junior (Pandeiro), Angelo Lima (Sopros), Julinho Mendes (Acordeon). Entrada: R$ 10, R$ 5 (meia-entrada).

seminário - choro -