CINEAESO: PURA ANIMAÇÃO

abril. 25, 2005

O CineAeso entrou no mundo da animação digital e está convidando você para fazer o mesmo. Para isso é só votar no filme que você mais gosta entre as três opções propostas para esta sexta (29). O escolhido pela maioria será exibido no Cineteatro, à tarde. Cada sessão vale 3 horas de atividades complementares. A disputa está entre Toy Story, primeira produção nascida da parceria entre a Disney e o estúdio de animação Pixar, que em seguida colocaram no mercado os sucessos Vida de Inseto, Monstros S/A e Procurando Nemo. Sucesso instantâneo, a história dos brinquedos Woody, um caubói do faroeste, e Buzz Lightyear, um astronauta do espaço, que disputam a atenção do dono Andy, estabeleceu um padrão de animação que vem sendo seguido até hoje. O ogro solitário Shrek, a segunda alternativa do Cineaeso, foi a resposta do estúdio concorrente DreamWorks SKG com a Pacific Data Images. Feio, sujo e sem jeito, Shrek vive sozinho em um pântano distante até ter sua casa invadida por uma série de personagens de contos de fada. Para resgatar a tranqüilidade, o ogro faz um acordo com o Lord Farquaad e parte em busca para resgatar uma bela princesa. Shrek fez 455 milhões de dólares nos cinemas do mundo todo e faturou o primeiro Oscar para um longa-metragem de animação, surpreendentemente desbancando a Disney. Tirou também o posto de desenho mais visto, que até então pertencia a O Rei Leão (The Lion King - 1994). A terceira e última alternativa é um apanhando com vários títulos que já passaram pelo Festival Anima Mundi. A seleção feita pela organização do festival traz nove produções de várias nacionalidades. O Anima Mundi é um festival anual que acontece desde 1993 traz ao público brasileiro uma seleção com os melhores filmes e vídeos nacionais e internacionais do mundo da animação. Escolhao filme!