Cineasta Marcelo Pedroso participa de evento na UNIAESO


Cinema e Audiovisual
maio. 07, 2020

Encontro provoca a reflexão sobre questões sociais e éticas em torno de documentários

Com o objetivo de refletir sobre a construção de imagens na produção audiovisual, ligadas aos aspectos sociais e políticas, o Centro Universitário AESO Barros Melo - UNIAESO promove palestra com o  cineasta Marcelo Pedroso. O evento será transmitido através do Google Meet, a partir das 11h, desta sexta-feira (08/05). Confira aqui o LINK de acesso.

De acordo com Gabriela Alcântara, professora da UNIAESO e mediadora, o evento é importante para provocar reflexões sociais e éticas, em torno de documentários, e também para que os  participantes pensem sobre o papel deles enquanto comunicadores, cineastas e documentaristas: "Quando a  gente fala do uso do dispositivo no documentário, a gente pensa nos filmes que investigam possibilidades, como, por exemplo, nas produções "Pacific" e "Câmara Escura", ambos de Marcelo Pedroso, que é o nosso convidado. Nesses vídeos, o cineasta se abre à possibilidade do dispositivo, ao risco do  real, não tendo mais tanto controle do que será filmado. Nesses dois exemplos, as imagens são  geradas pelas próprias personagens".

Em "Pacific" são exploradas filmagens em cruzeiros para Fernando de Noronha, onde são levantados debates a respeito do consumo, desejos de alcance de status ou objetos, reflexões em torno de um ideal de classe  média, e questões econômicas, de afeto ou mesmo do retrato de si. Já o  "Câmara Escura" apresenta temas como segurança, violência, paranoia e arquitetura do medo.

Sobre o palestrante: 

Link de acesso: https://meet.google.com/pro-nyqw-gip

cinema - cineasta - uniaeso -

voltar