Começa o prazo de inscrição dos alunos para os Projetos de Pesquisa de Iniciação Científica


Institucional
abril. 23, 2018

Discentes têm até 02 de maio para se candidatar

As Faculdades Integradas Barros Melo (AESO) divulgam a lista de Projetos de Pesquisa aprovados para o Programa Institucional de Iniciação Científica 2018. A iniciativa contempla o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), o Programa Institucional de Bolsas em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI) e o Programa Voluntário de Iniciação Científica (PIVIC). 

Nesta segunda etapa, que vai até o dia 02 de maio, os estudantes interessados em desenvolver trabalhos nas linhas de pesquisa devem se inscrever via formulário. A seleção é realizada por meio da avaliação de uma redação e entrevista entre os dias 03 a 08 de maio. O resultado final do processo é divulgado dia 09 de maio. Entre 09 e 10, os discentes devem procurar a Coordenação de Pesquisa apara assinar o termo de comprometimento e recepção de bolsa (no caso de quem é bolsista). As pesquisas iniciam oficialmente dia 09 de maio.
 
Confira os Projetos de Pesquisa:
 
1-      Diálogos e contaminações entre fotografia e audiovisual na produção contemporânea. Linha 1: Estudos Culturais, Sociedade e Tecnologias da Informação e Comunicação. Professor proponente: Eduardo Queiroga. Entrevista: Dia 08/05, às 11h, sala 03.

  • Descrição: Fotografia, vídeo e cinema, embora entendidos como campos distintos, com seus próprios vocabulários e gramáticas – e, por isso mesmo, em geral estudados separadamente – compartilham aspectos que nos autorizam a pensá-los também nas suas semelhanças. Por isso, o projeto tem como objetivo investigar as aproximações entre fotografia e audiovisual em produções contemporâneas. Mais especificamente, se busca resgatar e discutir referenciais teóricos que colaborem no percurso da pesquisa pretendida;  identificar e analisar produções contemporâneas que lancem questões à pesquisa;  confrontar diferentes abordagens para tensionar as temáticas envolvidas; e produzir artigos sobre o assunto. 
 
2-      Cinema de urgências – Estéticas, imaginários fílmicos e construções da memória. Linha 1: Estudos Culturais, Sociedade e Tecnologias da Informação e Comunicação. Professora proponente: Gabriela Alcântara. Entrevista: Dia 03/05, às 11h, sala 07.

  • Descrição: Em tempos de overdose midiática, como pode o cinema escutar e falar sobre aquilo que nos acontece, e como representar o acontecimento sem estar apenas acrescentando “mais um ruído ao ruído das vaidades?” (COMOLLI, 2008, p. 9). Um pouco mais à frente, encontraremos a resposta: o mundo ainda nos escapa, mesmo diante de tantas representações. O real escorre pelas brechas, foge do espetáculo da grande mídia, e é no cinema documentário que podemos encontrar os testemunhos daquilo que Comolli identifica como “teimosia” do real (idem, p. 10). Assim, este projeto visa identificar como o cinema brasileiro contemporâneo está representando o processo de impeachment da presidenta Dilma Rousseff, suas consequências e fatos relacionados. Também busca realizar uma catalogação de todos os filmes a serem lançados entre os anos de 2017 e 2018 que tratarem do tema, realizando registro considerado importante e necessário para fins de pesquisas futuras. 
 
3-      A interface enquanto discurso: como nos questionam os veículos pelos quais nos exprimimos. Linha 1: Estudos Culturais, Sociedade e Tecnologias da Informação e Comunicação. Professor proponente: Igor Cabral. Entrevista: Dia 03/05, às 11h, Laboratório de TV.

  • Descrição: Partindo da hipótese operacional de que na sociedade de controle os artefatos digitais passam a ter uma agência maior sobre o entendimento que os indivíduos têm da própria privacidade - construindo uma valoração se não completamente negativa da privacidade ao menos “desvantajosa” quando comparada às sedutoras ofertas de customização e personalização de opções de consumo calcadas na contrapartida da concessão de informações designadas como pouco relevantes ou pouco comprometedoras para os indivíduos, que alimentam a produção de cifras, códigos, constituintes dos dispositivos de controle e classificação social - nos interessa investigar, nesse momento, qual(is) o(s) discurso(s) ensejado pelas interfaces dos aplicativos de redes sociais contemporâneos. Especificamente, se busca: identificar recorrências temáticas e figurativas nos discursos de interfaces de uma mesma organização e/ou de organizações distintas; identificar o(s) discurso(s) sustentados por esses percursos temáticos e figurativos; analisar qual o tipo de usuário é pressuposto por esses enunciados; discutir as relações entre esse(s) discurso(s) e as representações de si (ethos) que as interfaces constroem; discutir os efeitos desse(s) discurso(s) na comunicação contemporânea; discutir o papel que as interfaces de artefatos digitais têm no processo autoexposição dos indivíduos. 
 
4-      Memória gráfica do cinema pernambucano. Linha 1: Estudos Culturais, Sociedade e Tecnologias da Informação e Comunicação. Professora proponente: Lednara Castro. Entrevista: 03/05, às 13h, Laboratório de Impressos.

  • Descrição: O cinema é uma arte híbrida. É composta por uma série de outras linguagens e no processo de sua evolução incorporou diversas formas de comunicação. Depois que o cinema deixou de ser mudo, os filmes tiveram a oportunidade de incorporar apenas imagens e sons. Entretanto, palavras e outros elementos gráficos não só permaneceram nos filmes, como sua utilização foi ampliada como elemento de comunicação e identidade. Por isso, este projeto visa identificar a expressão (memória) gráfica do cinema pernambucano contemporâneo. Especificamente, busca pesquisar sobre a produção cinematográfica pernambucana e seus ciclos; entender  as características do ciclo do “Árido Movie”; classificar e escolher os filmes do período; identificar  autores que pesquisaram sobre a expressão gráfica no cinema; e mapear e   analisar os elementos gráficos contidos nos filmes escolhidos. 
5-      TV com VC: a construção da audiência no discurso televisivo. Linha 1: Estudos Culturais, Sociedade e Tecnologias da Informação e Comunicação. Professor proponente: Rodrigo Martins. Entrevista: Dia 04/05, às 11h, sala 05.

  • Descrição: O projeto busca identificar de que maneira os programas televisivos, no jornalismo e no entretenimento, constroem e apresentam imagens de sua audiência em seus discursos. Serão objetos de estudo o quadro “O Brasil que eu quero” e da edição 2018 do reality show Big Brother Brasil, que incentivam a produção e a interação com os usuários. Para isso,  além da análise e da revisão de bibliografia em torno das mudanças do cenário da televisão em cenário de convergência, o estudo terá como base metodológica o referencial da Análise do Discurso. 
 
6-      Terrorismo e vigilância: Tecnologia e política criminal no Século XXI. Linha 3: Fundamentação, aplicabilidade e constitucionalização dos Direitos. Professora proponente: Izabella Barros Melo. Entrevista: Dia 04/05, às 11h, sala da profa. Izabella Barros Melo (3º andar).

  • Descrição: As ameaças que representam o terrorismo islâmico transnacional, que se mostram socialmente como símbolo de uma afronta não apenas à soberania dos países economicamente mais desenvolvidos e a seu poderio militar, mas também ao modelo econômico adotado pelo ocidente, parecem confundir os gestores do poder e da coletividade, os quais, além de não saberem claramente quem é seu inimigo, terminam sustentando posições intolerantes contra grupos populacionais diversos, com os quais parece não manter pontos convergentes de identidade cultural. Por ser o terrorismo um tema novo para a realidade acadêmica brasileira, o objetivo deste projeto é contribuir com análise crítica e a produção de textos a respeito do terrorismo. Mais especificamente, se busca contribuir com o estudo do Direito Penal por meio do tema em questão; analisar os elementos que fazem com que o terrorismo islâmico aparente ser incontrolável e especialmente ameaçador; analisar a relação entre movimentos terroristas contemporâneos e a prática da vigilância e punitivas empregadas para contê-los; analisar como a vigilância praticada contra a figura classificada como inimiga pode afetar direitos e garantias fundamentais de todos os indivíduos, delinquentes ou não; analisar como a vigilância pode terminar sendo utilizada para fins políticos diversos daqueles publicamente expressos. 
 
7-      Racismo ambiental: análise da aplicação e cumprimento da política nacional de resíduos sólidos e a inclusão socioambiental de catadores e catadoras de material reciclável em Olinda. Linha 3: Fundamentação, aplicabilidade e constitucionalização dos Direitos. Professora proponente: Virgínia de Carvalho Leal. Entrevista: Dia 03/05, às 11h, sala 05.

  • Descrição: O presente projeto pretende investigar e analisar a aplicação e cumprimento da Lei da Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305/2010) e a inclusão socioambiental de catadoras e catadores de material reciclável no município de Olinda, a partir do marco referencial do Racismo Ambiental - como concepção teórica referente às injustiças sociais e ambientais atreladas a grupos étnicos e sociais específicos. Assim, se busca levantar e analisar a aplicação do cumprimento dos objetivos da Lei da Política Nacional de Resíduos Sólidos no bairro de Jardim Brasil e, posteriormente, pelo município de Olinda; analisar as políticas e instrumentos da LPNRS até o momento implementados; e avaliar a inclusão e/ou inserção social dos catadores e catadoras de resíduos, tendo-se por base a ideia do combate ou denúncia da manutenção de políticas que agravam o processo de racismo ambiental no país. 
-> LEIA O EDITAL COMPLETO 

iniciação científica - inscrições - alunos -

voltar

Nós usamos cookies

Eles são usados para aprimorar a sua experiência. Ao fechar este banner ou continuar na página, você concorda com o uso de cookies.  Política de Cookies   Política de Privacidade.
Aceitar