Dia do Designer é comemorado com várias atividades na AESO-Barros Melo

Curso de Design Gráfico - Olinda
outubro. 26, 2017

Na programação, palestras e debates com profissionais da área

Em 19 de outubro de 1998, o então Presidente da República assinou  decreto instituindo a data de  5 de novembro como o Dia Nacional do Design, em homenagem ao artista plástico, designer e planejador brasileiro, Aloísio Magalhães. Para comemorar, o curso de Design Gráfico das Faculdades Integradas Barros Melo (AESO) promove  evento cheio de atividades, nos dias 06, 07 e 08 de novembro, na sede da instituição.

Na programação, Exposição de trabalhos dos alunos, Oficinas profissionalizantes, Palestras com profissionais do mercado, Cine debate, Shows, Rodas de Debates e Feirinha de produtos criativos. “A partir de diferentes momentos poderemos discutir e refletir sobre uma profissão, que enfrenta grandes desafios no mundo contemporâneo. Assim, alunos, professores e convidados são incentivados para, nestes três dias, compartilhar informações, desenvolver atividades e trocar experiências”, comenta Nara Castro, coordenadora do curso.

As palestras são abertas ao público e as oficinas apenas para alunos de Design Gráfico e estudantes da AESO-Barros Melo. A programação do evento traz nomes como: Jaíne Cintra, editora de arte e multimídia no jornal Diario de Pernambuco; China Filho, designer gráfico, publicitário e professor. Atua como designer editorial na Cepe; Eduardo Rocha, designer e fundador da Pando Design. Já atuou em projetos nacionais como: Absolut Vodka, Globo Nordeste, Red Bull e Daniel Pinheiro, diretor de criação do Estúdio Mola.

• 06 DE NOVEMBRO

7H30 ÀS 08H - CREDENCIAMENTO

08H ÀS 11H - PALESTRA: O MERCADO DE DESIGN
Local: Videoteca
Palestrantes: Daniel Pinheiro; Jaíne Cintra; China Filho; Eduardo Rocha

11H - MÚSICA ENTRE NÓS
Vitor Felix (voz) e Yago Freire (violão)

13H30   CREDENCIAMENTO DAS OFICINAS

- Oficina de Origami
Oficineiro: Edson Junior (2º período)
Local: Ateliê pintura (207)

- Oficina de Grafite
Oficineiro: Dogão de Artes Visuais (6º período)
Local: Sala de aula térreo e ao ar livre
Quantidade de vagas: 10

- Oficina de Estamparia Digital
Oficineiro: Profa. Ana Helena
Local: Laboratório 2015

- Oficina de Estamparia Digital
Oficineiro: Matheus (2º período)

• 07 DE NOVEMBRO

09H - ABERTURA DO MERCADINHO CRIATIVO

11H - CINE DEBATE
Exposição de Curtas com mediação do prof. Luiz Joaquim
Local: Videoteca

Cacau de Arcoverde

13H30 - CREDENCIAMENTO DAS OFICINAS

- Oficina de Modelagem em barro com torno
Oficineiro: Centro Cultural Som do Barro

- Oficina de Lettering e Caligrafia
Oficineiro: Luís Felipe (4º período)
Local: Ateliê pintura (207)
Quantidade de vagas: 15

- Oficina de Grafite (continuação)
Oficineiro: Dogão de Artes Visuais (6º período)
Local: Sala de aula térreo e ao ar livre

- Oficina de Motion Design
Oficineiro: Prof. Igor Cabral
Local: Laboratório 215

• 08 DE NOVEMBRO

10H30- SOFÁ DE IDEIAS COM EX-ALUNOS
Local: Hall das máscaras
Ikamahã Lopes – Diretor de Arte da MMS comunicação
Flávio Guimarães - Diretor de Arte da SmartPromo
Ana Carolina Ferraz – Diretora de Arte da Tum Tum Design
Nany Ferreira – Diretora de Arte da Match Comunicação

Cacau de Arcoverde

13H30 - CREDENCIAMENTO DAS OFICINAS

- Oficina de montagem de Portfólio
Oficineiro: Profa. Nara Castro
Local: Laboratório 215

- Oficina de Bordado Livre
Oficineiro: Luana Queiroz (4º período)
Local: Ateliê de pintura

- Oficina de Pintura Digital
Oficineiro: Marianna Brennand (4º período)
Local: Laboratório 210
Quantidade de vagas: 10

- Oficina  Folha a Forma
Oficineiro: Profa. Lia Madureira

PROGRAMAÇÃO DO CINE DEBATE
Foram programados quatro curtas-metragens estrangeiros, unidos pela intervenção da animação (digital, por stop motion e com fantoche). Todos trazem um histórico de sucesso confirmado pela passagem em festivais internacionais e que chamam a atenção pela precisão do traço e/ou reinvenção do sentido para objetos e símbolos já conhecidos.

No filme que abre a mostra - Goo Goo Babies (Rus./Hun., 2011), de Alexey Alekseev -  o russo Alekseev brinca com um possível diálogo entre recém-nascidos numa maternidade. Em apenas dois minutos, numa animação primária e de forma simples, o realizador cria suspense e graça, e mostra como isto (a simplicidade) pode ser uma ótima munição para o humor.

Na sequência, Bottle (EUA, 2011), de Kirsten Lepore - é o único em que o humor não é estridente. É sutil apenas para ressaltar uma incomum e melancólica história de amor entre um monte de areia, numa praia tropical, e um monte de neve, numa gélida praia.

O terceiro filme – Las Palmas (Sue., 2011), de Johannes Nyholm – segue a sofisticada e laboriosa montagem da interação entre uma bebê (a filha do diretor) com fantoches para criar graça. Las Palmas esteve na Quinzena dos Realizadores (Cannes) em 2011.

Para encerrar o programa, o filme Logorama (Fra., 2009), de François Alaux e Hervé de Crécy, que venceu o Oscar da categoria em 2010. O curta conta em 16 minutos a história de uma caçada policial por um criminoso armado em Los Angeles, que é inteiramente desenha por logomarcas de empresas do mundo inteiro. Logo no início, em torno dos 40 segundos, é possível ver numa tomada área, sobre o telhado de uma loja, a logo de uma empresa muito conhecida dos recifenses. Logorama é um excitante exercício de construção visual sobre um mundo saturado de referências visuais e comerciais.

aeso - barros melo - alunos no mercado - design gráfico - oficinas - designer -