AESO - Faculdades Integradas Barros Melo

Foto: Renata Siqueira.

Docente da AESO-Barros Melo é eleito vice-presidente da Abraccine


Cinema e Audiovisual
agosto. 22, 2019

A eleição da nova diretoria aconteceu no Festival de Cinema de Gramado

O coordenador do curso de Cinema e Audiovisual das Faculdades Integradas Barros Melo, Luiz Joaquim, foi eleito vice-presidente da Associação Brasileira de Críticos de Cinema – Abraccine. A escolha da nova diretoria, válida para o biênio, aconteceu em assembléia geral ,nesta segunda-feira (19), durante o 47° Festival de Cinema de Gramado.

O crítico, que participa da associação desde a criação, em 2011, quando assumiu o cargo de Consultor da Diretoria por dois anos, "darei continuidade ao excelente trabalho das gestões de Luiz Zanin Oricchio (presidente entre 2011 e 2015) e Paulo Henrique Silva (presidente entre 2015 e 2019) e, o mais importante, ajudarei a incrementar novos desafios, tornando a entidade ainda mais representativa da categoria e mais valorizada no nosso segmento – o da crítica de cinema -, isso nacional e internacionalmente”, prospecta. 

A Abraccine é a primeira associação nacional de críticos. Após a criação, foi comandada pelo paulista Luiz Zanin Oricchio, que foi sucedido por Paulo Henrique Silva, de Minas Gerais. Nestes pouco mais de oito anos de atividade, conquistou o reconhecimento da classe cinematográfica e dos principais festivais de cinema do país, onde coordena os júris da crítica, além de promover debates e mostras especiais.

Filiada à Fipresci (Federação Internacional de Críticos de Cinema), a Abraccine vem se dedicando também à divulgação e reflexão do cinema brasileiro, através da publicação de livros sobre a atividade e com análise de filmes, buscando suprir a carência de informações sobre a história da crítica de cinema no Brasil, além de contornar a diminuição de espaço na grande mídia e dar visibilidade aos profissionais da área.


Conheça a Diretoria da Abraccine:

Presidente – Ivonete Pinto (RS)
Vice-Presidente – Luiz Joaquim (PE)
Secretária-geral  – Amanda Aouad (BA)
Primeiro secretário–  João Nunes (SP)
Primeiro tesoureiro –  Gabriel Carneiro (SP)
Segunda tesoureira –  Cecilia Barroso (DF)

aeso - barros melo -

voltar