AESO - Faculdades Integradas Barros Melo

Docente da AESO-Barros Melo participa da mostra “Mulheres em Cena”, em São Paulo


Artes Visuais
setembro. 25, 2019

Milena Travassos expõe vídeo “Vertigem”

 Artistas pioneiras da videoarte expõem trabalhos na mostra “Mulheres em Cena”, realizada de 28 de setembro a 26 de outubro, na Pinacoteca Fórum das Artes, em Botucatu-SP. A professora e coordenadora de Pesquisa e Extensão das Faculdades Integradas Barros Melo (AESO), Milena Travassos, participa do projeto, que reúne obras assinadas apenas por mulheres, com o vídeo “Vertigem”.  A arte foi gravada num cenário idealizado pela autora, um balanço instalado em um poço em desuso, na cidade de Cascavel, no Ceará, e já tem uma trajetória em exposições internacionais. A ação tem quatro minutos e um fluxo constante, que provoca reflexões variadas nas pessoas. 

Além de Milena, os vídeos em exposição na mostra, organizada pelo Paço das Artes, são de autoria do Coletivo Cartográfico, formado por Carolina Nóbrega, Fabiane Carneiro e Monica Galvão; e das artistas Cristina Elias, Grasiele Sousa, Lenora de Barros, Letícia Parente, Katia Maciel, Lia Chaia, Márcia Beatriz Granero, Musa Michelle Mattiuzzi, Paula Garcia e Regina Parra.

Os trabalhos dialogam com artes visuais, poesias, narrativas e performances, sob os mais diferentes eixos temáticos, como violência do corpo, racismo, imigração, criação de estereótipos e discussão do tempo. São doze vídeos no total. A classificação indicativa da exposição é a partir de 16 anos. 

A curadora Priscila Arantes fez uma seleção de artistas que utilizam o próprio corpo no trabalho e que incorporam eminentemente a linguagem do vídeo em suas obras.

Milena Travassos comemora a participação. ““Eu uso as referências de Letícia Parente, Katia Maciel e outras expositoras nas minhas aulas ligadas a cinema e arte, porque elas têm uma trajetória grande no meio. Então, estar fazendo parte dessa curadoria, com essas artistas, é uma honra”, comenta.

SOBRE MILENA TRAVASSOS

Artista visual, pesquisadora e professora. Graduada em Artes Visuais e em Filosofia, mestre em Filosofia e doutora em Comunicação. Sua produção artística envolve vídeo, videoinstalação, videoperformance, performance e fotografia. Realizou diversas exposições individuais e coletivas em instituições de referência, como o Museu Nacional Centro de Arte Reina Sofia (Madrid), Paço das Artes (São Paulo), Museu de Arte Contemporânea - Parque Forestal (Santiago), Oi Futuro (Rio de Janeiro), etc.

exposição - docente -

voltar