Documentário de ex-aluno concorre a prêmio no Expocom 2019

Curso de Jornalismo - Olinda
maio. 15, 2019

Etapa regional acontece de 30 de maio a 1º de junho

O documentário Elas são música, dirigido pelo jornalista e ex-aluno das Faculdades Integradas Barros Melo (AESO), Caio Ponciano, foi selecionado para concorrer ao prêmio de Melhor Documentário Jornalístico, na etapa regional da Expocom (Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação), que acontece entre os dias 30 de maio e 1º de junho, em São Luís, no Maranhão.

O filme busca discutir a representatividade feminina na música, em Pernambuco, por meio de artistas que se destacam na cena local, como as integrantes do grupo Arrete; a cantora e compositora, Flaira Ferro; a roadie, Julia Andrade e a cantora, Michelle Melo. “Questionei sobre a percepção delas em relação à baixa escalação das mulheres em festivais e a mudança para ocorrer uma crescente feminina na indústria fonográfica”, conta o jornalista.

A ideia de fazer o trabalho surgiu durante a disciplina de Videorreportagem, na AESO-Barros Melo. Ele se dedicou a esse estudo e montou o filme para apresentar como projeto de conclusão de curso. “Durante o processo de criação, com as considerações da minha orientadora Carolina Cavalcanti, eu percebi que estava indo pelo caminho certo. O TCC foi elogiado pela banca, aprovado com nota 10, fez parte do evento Rock de Mulher, no Shopping Tacaruna, e vai ser exibido na televisão. Portanto, apesar do alto nível dos trabalhos, eu acreditava que o “Elas São Música" tinha tudo para ser aceito para a Expocom, que é um evento de extrema importância e que traz muitos frutos para a nossa profissão”, comemora. “Agora, é focar na apresentação e defender o projeto da melhor forma”, pontua.

Caio aposta no trabalho desde a pré-produção, pois considera o tema bastante atual e pertinente. “O filme é sobre mulheres. Principalmente sobre as profissionais que persistem na área da música, com tantas dificuldades. Conhecer um pouco da realidade delas me fez refletir sobre a forma que a sociedade se comporta diante dessas problemáticas. O meu propósito com esse projeto é fazer com que as pessoas também pensem no assunto”, conclui.

alunos no mercado - TCC -