AESO - Faculdades Integradas Barros Melo

Estampa inspirada na renda Frivolitè

Dos tecidos às passarelas


Design de Moda
junho. 25, 2013

Coleção é inspirada na história da moda

Pensar e escolher as estampas, desenhar os croquis, definir modelos, penteados, músicas, ordem do desfile. Nem só de glamour e passarela se faz o mundo da moda. Para concluir um desfile completo para a XIV Fenearte - Feira Nacional de Negócios do Artesanato, com pré-produção, produção das peças e pós-produção, as alunas do primeiro período do curso de Design de Moda das Faculdades Integradas Barros Melo (Aeso) suaram muito a camisa. Todo o trabalho das jovens estilistas pode ser conferido no dia 07 de julho, a partir das 18h, no Centro de Convenções de Pernambuco.

Com 13 looks diferentes, desenvolvidos de acordo com a história da moda, o desfile apresenta a coleção “Entrelaços do tempo”, com 10 estampas exclusivas, desenvolvidas pelos alunos de Design Gráfico da instituição no Laboratório de Impressos. “Nesta coleção, as rendas do Nordeste encontram-se reinterpretadas através de estampas digitais, atemporais. Uma coleção que brinca com o tempo na moda, redefine o artesanato e convida ao contemporâneo", comenta a coordenadora de Design de Moda, Clarissa Sóter. Brim, Sarja, Tricoline e Ribana são tecidos presentes na passarela. 

Depois de um mês de constantes reuniões para definir todos os detalhes do evento, as estudantes de Moda conseguiram realizar diversas parcerias importantes como: O curso de Produção Fonográfica da Instituição, responsável por criar toda a trilha do desfile, a Inata – Agência experimental de publicidade, que desenvolveu o texto para o release, os cursos de Jornalismo e Fotografia, que ficaram a disposição para cobertura e material de divulgação, além do Laboratório de Impressos. “O nosso diferencial aqui na Aeso é a interdisciplinaridade. Alunos de vários cursos da instituição contribuíram para a realização do desfile”, completa Sóter.

Estampas digitais – São imagens impressas diretamente em tecido. Elas têm se tornado cada vez mais populares no mundo da moda e a tendência já chegou às passarelas brasileiras. Todo o processo funciona da seguinte forma: O tecido entra em uma máquina de impressão, parecida com uma impressora de fotos, só que da largura do pano. Depois de estampado, ele passa por um processo de lavagem para retirar uma película que é aplicada antes da impressão. Uma das vantagens da estamparia digital é o fato de poder criar várias estampas para uma mesma coleção, pois não há custos extras para a abertura de quadros.

Fenearte – Com o objetivo de valorizar a riqueza cultural do Recife, além de estimular o potencial de crescimento dos artesãos, a Fenearte é uma ação que faz parte do Programa do Artesanato de Pernambuco (PAPE) e acontece do dia 5 a 14 de julho no Centro de Convenções. Sendo a maior feira do segmento na América Latina, une cultura, gastronomia, decoração, moda, música e artesãos de Pernambuco, do Brasil e de 35 países.

aeso - barros melo - alunos no mercado - design de moda - desfile - fenearte - entrelaços do tempo -

voltar