Egressa e aluna trabalham juntas em documentário produzindo em meio à pandemia


Produção Fonográfica
agosto. 10, 2021

Sofia Freire e Aishá Lourenço fazem parte do o coletivo feminista Dita Curva

O documentário "Abre Bem Os Seus Ouvidos" fala sobre o grupo musical, Dita Curva e os primeiros três anos de atuação no mercado artístico.  Aishá Lorenço, é graduanda em produção fonográfica e Sofia Freire é egressa da UNIAESO na mesma graduação. Ambas participaram do projeto que foi feito em meio à pandemia

As duas integram o Dita Curva - coletivo musical composto por dez mulheres. O grupo é tema do documentário que teve coordenação geral, roteiro e direção de Aishá. A aluna ressalta que mesmo assumindo essas funções, todas as decisões foram tomadas de forma coletiva.

“A gente foi trabalhando com o material que já tínhamos gravado, só que eu também quis provocar e trazer alguns temas que o Ditas tinha. Não pensei em tudo, só provoquei para ver o que vinha. Fizemos alguns encontros on-line, daí fui perguntando sobre inspiração, coisas marcantes, um pouco sobre a história do Dita. Cada uma falou um pouco e contribuiu para isso”, explica Aishá.

Sofia Freire explica a importância de falar sobre o grupo que está, há três anos, fazendo performance e música autoral e como foi desafiador fazer o documentário de forma remota. “O nosso processo é muito coletivo, todo mundo participa das decisões. O olho no olho é muito importante, sentir o que a outra está sentindo. E quando não podemos ter esse tipo de conexão é muito desafiador. Fomos fazendo esse trabalho remotamente, tudo dentro de casa, assumindo o aspecto de produção caseiras e Aishá conseguiu montar um mosaico de imagens que já existiam e fazer um trabalho muito interessante”, comenta.

Aishá que conta com diversos trabalhos e 20 anos no mercado artístico, fala que pretende continuar nessa linha de atuação. “Eu estudei e entrei no mercado mais nessa área da produção fonográfica e aí, a gente amplia também para atividade como performance de dança, de teatro, do audiovisual e cinema”, explica


Para assistir a produção, clique aqui


Sinopse do documentário
Conta um pouco como dez artistas se redescobrem em um repertório autoral de canções costuradas por poesias, dança e música. Flexível às diferenças, em busca de empatia e compreensão, abraçando, coletivamente, a individualidade poética e a potência criativa dessas mulheres. A Dita Curva é Aishá Lourenço, Flaira Ferro, Isaar, Isadora Melo, Luna Vitrolira, Paula Bujes, Sofia Freire, Una e Ylana Queiroga. Incluindo a equipe técnica, apoio e colaboradores, pois em coletivo somos maisfortes!

produção fonográfica - uniaeso -

voltar

Nós usamos cookies

Eles são usados para aprimorar a sua experiência. Ao fechar este banner ou continuar na página, você concorda com o uso de cookeis. Saber mais.
Aceitar