Empreendedorismo Social é tema de palestra na AESO-Barros Melo

Curso de Administração - Olinda
abril. 29, 2019

Aplicativo que verifica notícias está no centro do debate

Com a finalidade não só de obter lucro, mas proporcionar impactos sociais importantes, o empreendedorismo social tem ganho cada vez mais espaço na economia. O Verific.ai, aplicativo que possibilita análise crítica de notícias, é um exemplo desse novo modelo de negócio. O projeto foi pensado pela jornalista Alice de Souza. Ela conversa sobre as experiências no ramo com os alunos das Faculdades Integradas Barros Melo (AESO), nesta terça-feira (30), a partir das 8h, na Videoteca.

Alice é repórter do Diario de Pernambuco e está com o Verific.ai encubado no Porto Social do Recife. O objetivo do negócio, segundo ela, é a alfabetização midiática e informacional. “As pessoas estão mais preocupadas em pensar com a emoção do que com a razão, assim, cria-se um ambiente bem mais propício para a disseminação de notícias falsas. Nossa ideia é levar a população a analisar criticamente o que é publicado pelos veículos para diminuir o alcance dessas fake news”, enfatiza. O serviço funciona assim: com o app instalado, o usuário coloca o link da notícia no espaço indicado e clica na opção “verificar”. O Verific.ai faz o filtro e aponta se a publicação é verdadeira ou falsa.  Por enquanto, o aplicativo está disponível para o sistema operacional Android.

Para Renata Porto, professora responsável pela atividade, a palestra é uma grande oportunidade para os estudantes aprenderem com alguém que já atua no setor de empreendedorismo social. “É sempre uma satisfação  proporcionar momentos enriquecedores para os nossos alunos, ajudando-os a aprender algo novo e significativo”, declara.

Administração -