Possíveis temas para a redação do ENEM 2023

ENEM 2023: veja 10 possíveis temas para a redação que podem cair na prova deste ano

PROVA
outubro. 30, 2023

O tema da redação é esperado pela maioria dos estudantes que fazem a prova

Faltando 6 dias para a edição de 2023 do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), muitos estudantes usam esse tempo final para relaxar a mente e outros aproveitam para tentar absorver o máximo de conteúdo que der até o dia da prova.

O primeiro dia de prova acontece no próximo dia 5 de novembro, juntamente com a redação. O tema da redação é muito esperado pelos estudantes pois quase sempre é uma surpresa.

É preciso estar atento às principais notícias do Brasil e do Mundo para tentar pescar alguma ideia do que possa ser um tema para a redação de 2023.

Pensando nisso e no que a Cartilha do Participante disponibilizada pelo INEP informou, a UNIAESO trouxe 10 possíveis temas que podem cair na prova do ENEM de 2023.

A cartilha diz que o tema poderá trazer questões sociais, científicas, políticas e/ou de cultura.

Em edições anteriores, o ENEM abordou temas como valorização dos povos tradicionais, acesso à cidadania e manipulação de dados na internet. Confira alguns:

• 2022: “Os desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil”;
  • 2021: “Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil”;
  • 2020: “O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira”;
  • 2019: “Democratização do acesso ao cinema no Brasil”;
  • 2018: “Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet”.

TOP 10 POSSÍVEIS TEMAS DA REDAÇÃO DO ENEM 2023

• “Igualdade salarial entre mulheres e homens no Brasil”;
  • “Os obstáculos para a redução de dependentes químicos no Brasil”;
  • “Uso da Inteligência Artificial relacionada ao comportamento social”;
  • “Os obstáculos para a efetivação da doação e transplante de órgãos no Brasil”;
  • “Mudanças climáticas afetando os Direitos Humanos”;
  • “Aumento da violência nas escolas brasileiras”;
  • “Representatividade de mulheres na Política Brasileira”;
  • “Combate ao capacitismo no Brasil”;
  • “Garantia dos direitos maternos no mercado de trabalho”;
  • “Racismo no Esporte”.

VESTIBULAR 2024.1 UNIAESO

Com a nota do ENEM 2023, você pode se inscrever em todos os cursos disponibilizados pela UNIAESO, seja na modalidade bacharelado ou tecnólogo.

As inscrições começaram no último dia 27 de outubro e vão até 31 de janeiro de 2024. Para preencher o formulário do vestibular, basta clicar neste link e seguir todas as etapas!

enem - redação - marca - uniaeso -