Foto: Ítalo Pereira

Estudante da UNIAESO ganha prêmio internacional de arte

Curso de Design Gráfico - Recife
janeiro. 26, 2023

Obra campeã exprime representatividade como linguagem e estilo de vida

Foi numa sexta-feira, 28 de outubro de 2022, que a recifense Whittney de Araújo, de 20 anos, recebeu um comunicado, via email,  informando que ela havia ganho um prêmio internacional. Ela precisou manter a informação em sigilo, pois o resultado só seria divulgado para o público em dezembro. Whittney ganhou U$ 2 mil.

A obra “Somos Todos Pérolas”, produzida pela jovem, foi uma das 50 selecionadas, na categoria adulto, para fazer parte da 20ª exposição da organização americana Embracing Our Differences  (Abraçando Nossas Diferenças), na Flórida. Esse concurso recebeu 13.733 obras de 119 países. A arte da aluna do 3º período de Design Gráfico da UNIAESO Recife retrata a representatividade, reforçando a máxima de que nenhuma pessoa é igual a outra e que todas têm peculiaridades.

Whittney de Araújo se inspirou na tela “Moça com Brinco de Pérolas", do pintor Johannes Vermeer. Ela foi feita exclusivamente para o concurso internacional. Na imagem, a estudante da UNIAESO retrata oito mulheres sentadas em frente a oito quadros. Elas estão olhando para cada imagem que cada uma se sente representada.

"Não importa a aparência, raça, orientação ou identidade sexual, de onde você é, se é portador de necessidades especiais ou alguma deficiência física, vamos sempre buscar aquilo que nos identificamos. A representatividade importa e faz diferença na vida de cada pessoa”
A jovem deve ir à Flórida no próximo dia 29 de abril, mas daqui até lá, “Somos Todos Pérolas” será exibida em três ocasiões:  no parque Bayfront, onde permanece até o dia 12 de março. Depois é a vez do parque Butler, de 22 de março a 19 de abril, e encerrando a temporada da exposição,  no State College of Flórida, no dia 29 de maio. A obra pode ser conferida também através do site da organização Embrancing Our Differences.

A coordenadora do curso de Design Gráfico da UNIAESO Recife, Lia Madureira, pontua o esforço de Whittney em participar do concurso e destaca as habilidades da aluna em sala de aula. “Whitttey aceita e embarca nos desafios dos projetos propostos dentro do curso, procurando trazer melhores resultados ao longo do processo.  Desde cedo, mostrou uma grande habilidade e sensibilidade para o desenho, a ilustração, não só na técnica como na reflexão sobre o tipo de representatividade do que está se propondo a fazer”, afirma.

“Do ponto de vista não só local, como regional e nacional é importantíssimo ver como o design brasileiro tem alcançado projeção internacional, afirmando a sua identidade em diferentes campos de atuação”, conclui Madureira.

Whittney de Araújo, assim como a UNIAESO, busca levar, de maneira leve e performática, o fomento de uma sociedade cada vez mais evoluída. “A representatividade é um grande passo para igualdade e respeito”, reflete a aluna.

UNIAESO comemora 54 anos de história e tradição no ensino superior
Cadastre-se aqui para usar o ônibus gratuito
Formandos 2022.2 UNIAESO participam de colação de grau

design gráfico - faculdade - olinda - uniaeso - pernambuco - recife -