Marina Lessa e Tiago Lourenço cursam o 3º período (Foto: Marianne Daffne)

Estudantes de Design Gráfico expõem criações em feira de arte independente

Curso de Design Gráfico - Olinda
abril. 11, 2018

Feira Cria acontece dias 14 e 15 de abril, no Paço Alfândega

Pela primeira vez no Recife, depois de três edições em João Pessoa (PB), a Feira Cria: arte impressa e publicação independente tem participação de dois alunos de Design Gráfico da AESO-Barros Melo. Tiago Lourenço e Marina Lessa cursam o terceiro período e expõem suas criações no evento, marcado para 14 e 15 de abril, das 14h às 20h, no Paço Alfândega.

Fotografias, ilustrações, pinturas e gravuras fazem parte da mostra. Mais 50 artistas dos estados de Pernambuco, São Paulo, Paraíba e Rio Grande do Norte participam da feira, que é feita de forma independente e executada graças aos recursos provenientes de uma taxa paga por cada expositor. A entrada do público é gratuita.

Para Gabriela L’Amor, ex-aluna de Design Gráfico da AESO-Barros Melo e uma das curadoras do evento, “a Feira Cria é muito importante para a cena artística local, pois é uma forma do público e do mercado conhecerem quem está produzindo coisas, seja ilustração ou projetos com editoras independentes. É também uma forma de facilitar o acesso a esse tipo de produto, que costuma ter mais rebuscamento gráfico e processos de impressão diferenciados, que não são facilmente encontrados em grandes lojas ou livrarias”.

A designer analisa os trabalhos inscritos em conjunto com a jornalista e produtora recifense Mariza Brazil, que é a idealizadora e coordenadora da feira, a fotógrafa Agustina Arán, o ilustrador Guilherme Lira, e a jornalista Laíza Félix.

Os critérios seletivos para a mostra são bem diversos, de acordo com Guilherme Lira. "No caso das ilustrações, em que temos os trabalhos de Marina Lessa (Magris) e Tiago Lourenço (De Lourenço) aprovados, analisei qualidade, estilo e tema dos materiais, tentando deixar o acervo o mais abrangente possível", comenta. "Eu já conhecia o trabalho de Magris do Instagram. Admiro como ela trabalha as cores, explorando várias técnicas e mantendo um estilo bem marcado, ao mesmo tempo, delicado", analisa. "Quanto ao Tiago, conheci o trabalho dele pela feira. Achei os desenhos e pinturas muito interessantes, empoderados e de visibilidade. Curti bastante a temática de representatividade. Acho que os dois têm estilos diferentes, mas que têm tudo a ver com a Cria", conclui.

Na opinião do estudante da AESO-Barros Melo, Tiago Lourenço, que faz sua estreia na feira, essa é uma oportunidade única. “O evento é importante para divulgação do nosso trabalho e troca de experiência com outros artistas. Muito do que aprendi foi com outras pessoas, recebendo dicas, compartilhando ideias”, fala.

4ª Feira Cria – Arte Impressa e Publicação Independente
Sábado (14) e domingo (15), das 14h às 20h