AESO - Faculdades Integradas Barros Melo

Ex-aluna ministra oficina gratuita de Fanzine na AESO-Barros Melo


Design Gráfico
setembro. 11, 2017

Oficina acontece no próximo dia 13 de setembro

Imagine criar uma revista independente impressa, podendo se expressar sem restrições. Alguns alunos do curso de Design Gráfico das Faculdades Integradas Barros Melo vão ter essa oportunidade, no próximo dia 13 de setembro, das 10h às 12h40, na Oficina de Fanzine, com a designer e ex-aluna da AESO-Barros Melo, Gabriela L’amour. O evento é gratuito e voltado aos estudantes do 1º e 2º períodos da disciplina de Design Editorial. 

O fanzine nasceu nos Estados Unidos nos anos 30, quando os poetas usavam o material para divulgar seus trabalhos. Nos anos 70 e 80, o Zine – apelido carinhoso da publicação - era instrumento do movimento contracultura e dos punks como forma de divulgar suas ideias sem nenhuma censura. Nos anos 90 foi a maior forma de espalhar as novas bandas do grunge. “Na oficina, os alunos vão ter uma vivência dos processos artesanais da construção de editoriais independente”, comenta Nara Castro, coordenadora do curso de Design da Instituição.

Gabriela L’amour fundou a Editora Chuvisco, junto com Manuela Sobral e Cecília Gallindo, amigas com formações acadêmicas diferentes. A editora tem o objetivo de fortalecer a publicação independente local, levando a Chuvisco para participar de feirinhas, divulgando trabalhos próprios e de outros artistas pelo Brasil.

aeso - barros melo - alunos no mercado - design gráfico - ex-aluno -

voltar