AESO - Faculdades Integradas Barros Melo




Java Araújo é formado em Design Gráfico pela AESO-Barros Melo

Ex-aluno da AESO-Barros Melo lança exposição no Sesc Santo Amaro


Design Gráfico
agosto. 08, 2018

“Sereia é mulher. E a outra metade, o que ela quiser” está na Galeria Corbiniano Lins

Designer formado pelas Faculdades Integradas Barros Melo (AESO), o artista plástico, Java Araújo lança a exposição “Sereia é mulher. E a outra metade, o que ela quiser”, dia 09 de agosto, na Galeria Corbiniano Lins, no Sesc Santo Amaro. O trabalho, baseado na obra “Invenção Coletiva”, do pintor surrealista René Magritte, que subverte a ordem do que entendemos por sereia, relata em pinturas diferentes facetas de mulheres que são metade humanas e metade outro elemento. “Ultimamente tenho me voltado para este universo surrealista, mas sempre carregando com tinta forte a problemática social, o mundo em que estamos vivendo e encarando diariamente”, destaca Araújo
 
Ao contrário de Magritte, que retratava figuras com pernas humanas no lugar da cauda e cabeça de peixe, no lugar do tronco humano, Java faz uma releitura das sereias partindo do princípio que, com liberdade, as mulheres-peixes podem se transformar no que elas quiserem. O artista lançou uma enquete no Facebook convidando mulheres a responderem a seguinte pergunta: “se você fosse uma sereia, qual seria sua outra metade?”. De acordo com as respostas, que variaram de mulheres aladas à tempestade e até vulcões, ele compôs os quadros. Foi a forma que o autor encontrou de se engajar na luta pela liberdade feminina.

 As pinturas lúdicas e de cunho político chamaram atenção do Sesc, que convidou o artista para expor e comercializar os mais de 20 quadros. Há mais de duas décadas, Java se dedica ao mundo das artes, transitando em universos variados como artes plásticas, cenários para teatro e ilustrações de livros. Em breve, o artista lança um livro de ilustrações, incentivado pelo Funcultura, que faz um apanhado de vários momentos de sua vida como ilustrador.

Serviço:

“Sereia é mulher. E a outra metade, o que ela quiser.”
De 09 de agosto até 28 de setembro, das 9h às 17h.
Galeria Corbiniano Lins - Sesc Santo Amaro
(Rua Treze de Maio, 455 – Santo Amaro)

exposição - Feminismo - sesc -

voltar