FIBAM levam atividades ligadas à inovação para o Bairro do Recife


Design Gráfico
janeiro. 14, 2020

Direitos intelectuais, Planejamento de Exposições, Princípios da Animação estão entre os temas trabalhados

As Faculdades Integradas Barros Melo (FIBAM) promovem, entre os dias 27 e 29 de janeiro, o AESO Ocupa. Durante a atividade, a instituição de ensino, que tem sede em Olinda, levará, para o Bairro do Recife, palestras, workshops, cursos e outras atividades ligadas ao Design Gráfico, Jogos Digitais, Arte, Inovação e Tecnologia. Os encontros acontecem na Rua do Bom Jesus, 137.

Inscreva-se através deste LINK

Segundo a coordenadora do curso de Design Gráfico da instituição, e organizadora do projeto, este é o primeiro de vários momentos de troca de conhecimentos que as FIBAM irão proporcionar durante o semestre: “Sairemos de Olinda, onde fica a sede da Instituição, e levaremos para o bairro do Recife, região que hospeda um dos maiores pólos tecnológicos do país, bate-papos que envolvem cursos disponíveis na instituição e que possuem ampla ligação com a inovação e a economia criativa. O termo “Ocupa” significa justamente isso, levar a AESO para outro contexto, saindo da cidade-sede e ocupando outros espaços”, detalha. 

Direitos intelectuais, Planejamento de Exposições, Princípios da Animação, Imagem de Marca nas Mídias Digitais e Gestão de negócios para designers são alguns dos temas que estarão disponíveis no encontro. 

Confira a programação completa: 

Bate-papos:

27/01 – Das 17h às 19h

Arte e desrazão: criar possíveis
Profª Milena Travassos
Gratuito e aberta ao público

Proposta da conversa:
As ideias de arte, desrazão e risco nortearam o bate-papo. Conversaremos sobre atividades artísticas, filosofia e sobre a necessidade de criarmos novos possíveis para às nossas vidas, trabalhos e criações.

Sobre a palestrante:
Milena Travassos é doutora em Comunicação (ECO UFRJ), docente dos cursos de Cinema e Audiovisual, Design Gráfico, Fotografia entre outros da AESO/ Barros Melo. Desenvolve trabalho autoral em artes visuais, sua produção artística envolve fotografia, vídeo, performance, videoperformance e videoinstalação.

28/01 – Das 17h às 19h


Como proteger suas ideias: Uma breve imersão nos Direitos Intelectuais 
Profº Arthur Magalhães
Gratuito e aberta ao público

Proposta da conversa:
Tal palestra terá por objetivo capacitar profissionais de designer a fim de permitir um ganho de conhecimento técnico e prático a respeito dos sistemas de proteção dos Direitos Intelectuais. Conscientes que o ofício de designer dialoga diretamente com os Direitos Autorais e com os Direitos de Propriedade Industrial, verifica-se necessário o conhecimento acerca dos tópicos principais que compõem tal matéria. Para tanto, serão levadas em conta discussões acerca das diferenças entre direitos morais, direitos patrimoniais, bens integrantes da propriedade industrial, domínio público, registrabilidade, patenteabilidade, dentre outros.

Sobre o palestrante: 
Arthur Magalhães Costa, Doutorando em Direito pela UNICAP, Mestre em Direito pela Faculdade Damas, Especialista em Tutela Jurisdicional do Direito e Justiça Constitucional pela Universidade de Pisa e Especialista em Direitos Humanos pela UNICAP.

 29/01 – 17h às 19h

Design, Purpurina e Folia 
Mediadora: profª Gabriela Araújo; convidada: Hallina Beltrão
Gratuito e aberta ao público

Proposta da conversa:
Discutir sobre o papel dos designers em áreas em que a cultura popular torna-se protagonista do processo criativo. Como inovar perante um cenário tão massificado. 

Mediada pela profa Gabriela Araújo trará como convidada a Designer Hallina Beltrão, que é graduada em Design pela UFPE, é mestra em Design Gráfico Editorial pela Elisava (Universitat Pompeu Fabra, de Barcelona, Espanha) e especializada em Ilustração Criativa (Universitat Autònoma de Barcelona). Atua como designer gráfica e ilustradora de diversos projetos  editoriais e identidades visuais de festivais, livros, jornais, revistas, televisão, cds e plataformas digitais em geral, no Brasil, Espanha e Itália. 

Oficinas:


Introdução ao Motion Graphics 
Dias 27, 28 e 29, das 9h às 13h 
Responsável: Raphael Sagatio
Carga horária 12h
Custo: R$80

Sobre o curso:
Comunique informações visuais focados em mídia e entretenimento através de animações e efeitos visuais de qualidade para cinema, televisão, vídeo, web e interfaces digitais. No curso, vamos entender os princípios de animação e a sua aplicabilidade narrativa na criação uma vinheta animada. O curso é voltado destinado a todos que queiram trabalhar com motion graphics e que tenham interesse na criação de vídeo digital, visando a produção de animações 2D, tipografia cinética, vinhetas, aberturas e assinaturas de programas para a televisão e web.

Sobre o palestrante:
Possui graduação em Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco (2008) e Mestrado pela UFPB (2018) na linha de Culturas Midiáticas Audiovisuais. Atualmente é doutorando pela UFPE na linha de Estética e Culturas da Imagem e do Som. Atuante no setor audiovisual desde os anos 2000, possui experiência nas áreas de edição de imagens, motion graphics, animação 2D e direção.

Gestão de negócios para designers e afins 
Dias 28 e 29/01, das 13h às 17h
Responsável: Nara Castro
Carga horária: 8h
Custo: R$60

O workshop "Gestão de negócios para designers e afins " tem como objetivo orientar profissionais e estudantes como gerir negócios nas áreas criativas, sejam freelancers ou microemprensários.

A oficina terá uma viés teórico com momentos de prática para que o participante consiga implementar imediatamente no seus negócios.
- Como se diferenciar no mercado
- Quanto vale as minhas ideias
- Projetos com co-participação
- Prospecção e atendimento ao cliente
- Montagem de orçamentos
- Acompanhamento e entrega ao cliente

Sobre a palestrante:
Nara Castro é Designer com formação de Programação Visual pela UFPE, especialização em Gestão de Marketing pela UFPE e Mestrado em Administração com foco em Indústrias Criativas pela UFPE. Empreendedora nata, tem vasta experiência profissional em gestão, planejamento e relacionamento com clientes das áreas criativas. Atualmente é coordenadora e professora do curso de Design Gráfico da AESO, além de ser gestora e designer da Sr. Pallet.

 Sobre as oficinas: Alunos e ex-alunos da AESO-Barros Melo têm desconto de 50%. 

aeso - barros melo - tecnologia - porto digital -

voltar