FIBAM promove Dia da Responsabilidade Social

outubro. 01, 2018

Associação dos Moradores de Jardim Brasil II, Olinda, sedia encontro que debate sobre saúde mental e emocional

Apontado pelo Ministério da Saúde como a terceira maior causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos, apenas atrás da violência e dos acidentes de trânsito, o suicídio está ligado a vários motivos, incluindo transtornos e a falta de abordagem sobre o tema.

Em continuidade às discussões sobre o Setembro Amarelo, campanha dedicada à luta contra o suicídio, as Faculdades Integradas Barros Melo realizam junto a comunidade roda de diálogo sobre saúde mental e emocional, fatores de risco em relação ao suicídio e serviços de apoio.  A atividade de Extensão e Responsabilidade Social é gratuita e acontece dia 10 de outubro, às 14h, na Associação de Moradores do bairro de Jardim Brasil II, Rua Alvorada, 13 - Olinda.

O evento inicia com a mostra de pôsteres, "Saúde Emocional e Valorização da Vida", resultado do trabalho de alunos da AESO-Barros Melo, na disciplina de Ilustração para os cursos de Artes Visuais e Design Gráfico, e com a instalação de arte sonora “Vozes de Jardim Brasil”, feita por alunos e professores do curso de Produção Fonográfica. O público conta também com a exposição “Exista”, que apresenta autorretratos da artista visual,  Isabela Maranhão, que sofreu de depressão por 10 anos e resolveu produzir o conteúdo criativo para canalizar o transtorno. No segundo momento, acontece a exibição do curta metragem L, filme que retrata dois pré-adolescentes que se encontram numa circunstância de isolamento e tristeza, sofrendo bullying na escola, e descobrem, um no outro, uma alternativa pra driblar esse sentimento.

Para finalizar o encontro, a psicóloga da AESO-Barros Melo, Andréa Rapela, a cientista política e pesquisadora, Milena Melo, e o representante do Centro de Valorização da Vida, Josemir Silva, falam sobre fatores e perfis suicidas, a diferença entre depressão, tristeza e frustração. A comunidade de Jardim Brasil II também terá a oportunidade de conhecer os  serviços de apoio disponíveis e receber orientações sobre como amparar pessoas que passam por dificuldades emocionais.

Data: 10 de outubro de 2018
Horário: das 14h às 17h
Local: Associação dos Moradores do Jardim Brasil II, Rua Belém, 13, Jardim Brasil II.

14h – Mostra de Pôsteres: “Saúde Emocional e Valorização da Vida”
14h – Exposição: “Exista”, da artista visual Isabela Maranhão
14h -  Instalação de arte sonora “Vozes de Jardim Brasil”, feita por alunos e professores do curso de Produção Fonográfica
14h30 – Exibição do curta metragem L, de Thais Fujinaga, SP, 2011, 21 min