Filme de ex-aluno da AESO-Barros Melo participa de festival em Londres

Curso de Jornalismo - Olinda
março. 21, 2019

Ainda sem data para estrear no Brasil, o filme leva a história de poeta do sertão pernambucano para diversas cidades do Reino Unido

O filme "Leonardo Bastião, o poeta analfabeto", escrito, dirigido e produzido pelo jornalista Jefferson Sousa, formado pelas Faculdades Integradas Barros Melo, será exibido no Reino Unido entre os dias 25 de março e 1º de abril, durante o Lift-Off Film Festival. Organizado pela The Lift-Off Global Network, o evento acontece há cinco anos de maneira rotativa, já tendo passado por cidades como Berlin, Tokyo, New York e Paris. Este ano, ele ocorre em Londres, na Pinewood Studios.

Ainda sem data para estrear no Brasil, a produção leva a história do poeta, que nunca saiu da zona rural pernambucana, para diversas cidades do continente europeu. Nas imagens, o personagem principal, Leonardo Bastião, mostra que mesmo sem saber ler e escrever, ele consegue utilizar a poesia de forma improvisada para refletir sobre a vida, a natureza e a saudade. “O artista vive no mundo mágico, do olhar sertanejo, que cresceu na roça e ainda continua lá. Ele vê o mundo com percepção única, sem maldade, mas grandioso por sua simplicidade. Na obra, eu reflito como a poesia popular - e o papel da oralidade, chegou até o Sertão do Pajeú”, declara o cineasta.

O curta do pernambucano tem duração de 21 minutos e 56 segundos e entrou na seleção oficial do festival na categoria Documentário de Curta Metragem. Segundo Jefferson, as gravações e edições do filme foram realizadas entre 2017 e 2019, no interior de Pernambuco: “Algumas das minhas análises e pensamentos de recorte de conteúdo vieram das reuniões que tive com o meu orientador do TCC e professor da FIBAM, Luiz Joaquim, que abraçou a minha ideia; e das aulas de Oficina de Documentário que tive com o professor Valdir Oliveira. Quem fez o trabalho de edição de forma impecável, e no curto período de tempo que tínhamos disponível, foi Thiago Barros, técnico de vídeo do Estúdio de TV da AESO e ex-aluno de Rádio, TV e Internet da instituição de ensino”, relembra.

Como funciona o Lift-Off Film Festival?

Entre o dia 25 de março e 1º de abril, todos os filmes da competição ficarão disponíveis em On Demand exclusivamente para todo o Reino Unido (Smart TV's, Mobile, PC's, e qualquer outro aparelho que execute o Vimeo On Demand, como a Apple TV, podem acessá-lo), sendo categorizado como estreia internacional - já que ainda está inédito para o Brasil.

A avaliação de cada filme será feita por uma comissão julgadora especializada que, além dos seus pontos já definidos e sigilosos, levarão também em conta as melhores avaliações dos filmes feitas pelo público britânico.Os vencedores de cada categoria terão as passagens e estadia paga para assistirem a cerimônia, com exibição dos seus respectivos filmes, na Pinewood Studios.

Equipe:
Escrito, dirigido, montado e produzido por Jefferson Sousa