FOCO NO MERCADO DE TRABALHO

julho. 04, 2005

No primeiro semestre de 2005, o curso de administração da Aeso provou que não se limita à sala de aula. Os alunos tiveram diversas oportunidades de conviver com profissionais do mercado ao longo do período letivo, seja em visitas técnicas, palestras ou seminários. A programação extra-classe foi iniciada com a palestra sobre hipercompetitividade ministrada pelo professor Hercílio Belarmino da Silva, formado em Administração pela UFPE e em Direito pela Aeso, que atua também como consultor de empresas. "Nossa proposta é a de realizar eventos que também sejam interessantes para o público externo", afirma o coordenador do curso de Administração, Luiz Guimarães. Em seguida, os alunos foram levados para conhecer a Janga S.A, uma indústria pernambucana que fabrica produtos de limpeza, como a Água Sanitária Igual. De acordo com Guimarães, foi possível observar procedimentos gerais da fábrica, com foco para a logística e a área de vendas. A segunda visita foi às Tintas Coral, onde os estudantes conheceram a parte produtiva e demais operações do dia-a-dia. "Eles acharam interessante o mecanismo de controle usado pela indústria para evitar a poluição de rios. Nele, os dejetos são lançados num pequeno reservatório com peixes para verificar se há resíduos tóxicos", conta. O ponto alto ficou por conta do Ciclo de Debates em Logística, que atraiu, além dos alunos da casa, mais de trinta rofissionais do mercado, representando empresas como Caloi, Philips, Ambev e o Terminal de Conteiners (Tecon). Entre os palestrantes estiveram o presidente do Grupo de Estudos em Logística de Pernambuco (Gelp), o gerente da M&G Resinas (antiga Rhodia), o gerente de importação da Philips e o gerente de uma das unidades de distribuição do Bompreço. Para o segundo semestre, Luiz planeja realizar eventos de caráter mais abrangente, que atraiam o interesse de profissionais de outras áreas. O tema escolhido para o primeiro evento, marcado para a primeira quinzena de setembro, é Gestão de Carreiras. Os alunos e profissionais inscritos vão aprender como se comportar numa seleção de emprego, empregabilidade e migração para outros países. Já em outubro será abordado o assunto Inovação e Empreendedorismo. "Mostraremos o que o profissional, a empresa e seus produtos precisam fazer para se diferenciar no mercado", antecipa Luiz Guimarães. O seminário vai trazer exemplos de negócios inovadores. Para encerrar o ano letivo, os alunos visitarão a Gerdau, indústria multinacional que processa 16,4 milhões de toneladas de aço por ano. Os estudantes poderão acompanhar o processo produtivo e conhecer o sistema de gestão e indicadores de qualidade.