III Semana de Computação da Barros Melo

Curso de Administração - Olinda
outubro. 22, 2012

Nos dias 29 e 30 de Outubro das 19h às 22h, as Faculdades Integradas Barros Melo promovem a  III Semana de Computação. A atividade é voltada para os estudantes e profissionais que atuam na área de Sistemas de Informação. Para participar, os interessados devem efetuar sua inscrição e no primeiro dia do evento levar 2 Kg de alimentos não perecíveis ou uma lata/pacote de leite.

O encontro reúne nomes importantes que atuam no mercado tecnológico, entre eles: o membro do Conselho de Administração do Porto Digital, Eduardo Cruz, que vai palestrar sobre 15 Anos em 1 Hora... Lições Aprendidas sobre Empreendedorismo e Desenvolvimento De Software. “Vou fazer retrospectiva dos meus 15 anos na área de TI, lições aprendidas, dicas sobre empreendedorismo e desenvolvimento de software” disse. O professor, Célio Santana, também estará presente no evento e vai debater o tema: A Primeira Década com Métodos Ágeis: Desafios Atuais e Evidências Encontradas. Já o palestrante César Martins vai falar sobre ANKOS - Simulação de Fenômenos e Cenários Epidemiológicos. “Vou analisar o S.O.U.R.C.E (Sistema Online Unificado de Registro e Controle de Epidemias) que roda na plataforma ANKOS, uma ferramenta de desenvolvimento de grande importância para a sociedade, pois utiliza as técnicas alcançadas através das placas de processamento  e a mobilidade oferecida pelos smartphones”.

O mestre, Fábio Ávila, vai debater “Business Intelligence - Tecnologias para Auxiliar na Tomada de Decisões”. De acordo com o palestrante, as tecnologias de Business Intelligence auxiliam na tomada de decisões estratégicas. “Falaremos e demonstraremos o dashboards como elementos dinâmicos, consolidação de dados, Data Mining e estratégias para obter um melhor desempenho em consultas” afirmou. Já o Arquiteto de Software da Pitang/C.E.S.A.R., Tadeu Marinho, vai dar dicas de como se preparar para se destacar nesta área profissional que está em constante crescimento. “O mercado de TI está sempre aquecido com ofertas sedutoras que oferecem flexibilidade de horário, possibilidades de viagens dentro e fora do país e participação nos lucros da empresa, além bons salários. Com isso, as expectativas das empresas com relação a seus profissionais crescem a cada dia, sendo elas relacionadas ao seu desempenho técnico, capacidade de liderança e trabalho em equipe. O que as empresas esperam de um profissional de TI e como um bom profissional deve se comportar dentro de um ambiente de trabalho são dúvidas frequentes de muitos jovens que estão iniciando carreira”. Finalizando o ciclo de debates, o mestre em Ciência da Computação, Gustavo Melo, vai analisar as Características Associadas ao Desenvolvimento de Software Embarcado. Segundo ele, os sistemas embarcados estão presentes em todos os lugares da nossa casa, do nosso trabalho e inclusive em nós. “Englobam desde o sistema de controle de rotação de uma turbina até um simples relógio digital. É uma área que nos traz vários desafios e nos permite aplicar diversos e variados campos da computação.

Segunda-feira

- 18h30- Abertura - Roberto Alencar
- 19h às 20h: 15 Anos em 1 Hora ... Lições Aprendidas sobre Empreendedorismo e Desenvolvimento De Software
Palestrante: Eduardo Cruz