IMAGEM EM MOVIMENTO

setembro. 14, 2005

O público pernambucano ganhou mais uma oportunidade de conhecer o que vem sendo produzido de novo no cenário do cinema nacional e mundial. De 3 a 11 de novembro as Faculdades Integradas Barros Melo estarão promovendo o ““MostraMundo – Festival da Imagem em Movimento”. São cinco mostras: uma internacional, apenas para exibição de filmes, e quatro competitivas, abertas para participantes de todo o mundo: estudantil, universitária, profissional e Web. Os prêmios variam de R$1.500 a R$5.000. Na mostra internacional serão exibidos produções vindas de várias partes do mundo, com curadoria de Luciana Jordão, professora da Barros Melo e também mestre em cinema pela Universidade Federal de Minas Gerais com experiência em TV e cinema, com destaque para a produção comercial do filme Cinema, Aspirina e Urubus. Um dos destaques do festival é a Mostra Web, que acontecerá inteiramente em ambiente virtual. Essa mostra é resultado de uma com o C.e.s.a.r. (Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife), instituição gerada a partir da Universidade Federal de Pernambuco que trabalha com desenvolvimento de serviços, soluções, consultoria e projetos em Pesquisa & Desenvolvimento em Tecnologia da Informação e Comunicação. Podem concorrer vídeos feitos para ambiente web com até 5MB de tamanho, sem limitação de tempo. Todos os vídeos dessa categoria serão disponibilizados no site do evento, onde estarão sujeitos a votação por júri popular. Durante o MostraMundo haverá mostras, debates, palestras, oficinas e cursos, ampliando a discussão sobre o mercado cinematográfico. As inscrições podem ser realizadas de 12/09 a 14/10 no site do evento. A inscrição pode ser feita virtualmente ou na sede da Barros Melo. Os filmes inscritos nas quatro mostras competitivas (web, estudantil, universitária e profissional) serão avaliados por curadorias diferentes, cada uma formada por três profissionais, entre eles jornalistas, professores e profissionais liberais envolvidos com produção audiovisual. Os dez finalistas de cada categoria – com exceção da mostra web – serão exibidos em salas de cinema. Duas votações acontecem a partir daí: uma popular, pelo site, e outra feita por uma comissão julgadora formada por cinco pessoas. Ouça a entrevista da diretora de planejamento Izabella Barros Melo na Rádio CBN.