Incubação

setembro. 16, 2005

O Congresso de Informática e Inovações Tecnológicas (Coniit) – evento que movimentou as Faculdades Integradas Barros Melo durante quatro dias – terminou nesta sexta-feira (16) com palestras sobre temas como Inteligência Artificial. Todas a programação noturna do Coniit foi transmitida em tempo real pela equipe do Estúdio de Rádio da Faculdade. Carlos Pompeu, da Associação Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep), falou sobre Incubação de Empresas para uma platéia ávida por dicas sobre o setor. Para o profissional, uma empresa encubada geralmente nasce de um problema. “Exemplo maior disso foi o que aconteceu com dois estudantes que criaram uma empresa pra resolver um problema da Disney e hoje essa empresa é a HP”, demonstra Pompeu. Hoje no Brasil, de acordo com Carlos, 74 novas estão sendo abertas. Em Pernambuco existem 15 incubadoras. “A área de software está sempre em destaque, são as mais promissoras. Elas tão em 72% das incubadoras. Isso é indiscutível. Quem trabalha com desenvolvimento de software não fica sem trabalho”, afirma. Os estudantes ainda acompanham a palestra do professor Jairson Vitorino, sobre Inteligência artificial e a de Henrique Mostaert, BuzzMonitor, uma ferramenta para monitorar boca-a-boca na Internet.