Orquestra Criança Cidadã/Divulgação

Incursão Fotográfica Meninos do Coque é inaugurada na Caixa Cultural

setembro. 04, 2017

Alunos da AESO-Barros Melo participaram como monitores do projeto

Todos os dias, 230 crianças e adolescentes saem de suas casas, na comunidade do Coque, até o quartel do Cabanga, onde fica a sede da Orquestra Criança Cidadã, para ter aulas de música no turno oposto ao da escola. No entanto, elas nunca tinham deixado a comunidade para participar de atividade extraclasse que fosse além da música. Foi aí que nasceu a ideia da Incursão Fotográfica Meninos do Coque. Trabalho que pode ser conferido em 22 imagens em exposição na Caixa Cultural Recife, a partir do dia 06 de setembro, às 19h30. Com entrada gratuita, a abertura contará com  apresentação do Clube do Choro da Orquestra Criança Cidadã, que reúne diversos jovens solistas especializados no repertório do gênero.

O projeto promoveu uma oficina que contemplou três encontros entre o final de julho e início de agosto. A primeira etapa contou com a participação de 11 alunos da Orquestra onde receberam as noções básicas de fotografia e o incentivo para enveredar pelos espaços públicos do bairro onde vivem.

A oficina foi coordenada por dois alunos das Faculdades Integradas Barros Melo (AESO). Ronald Santos está no 4º período de Rádio, TV e Internet e atuou como monitor no projeto. “Foi uma grande experiência ajudar as crianças a conhecerem a comunidade, que, muitas vezes, é mostrada como um lugar violento onde não há esperança. É um olhar diferente que vai possibilitar que outras pessoas também percebam o bairro com um novo olhar”, diz Ronald.

Já Leandro Roberto, estudante do 6º período de Artes Visuais da instituição, teve duas responsabilidades. Além de monitor, ele também é curador da exposição. “Ter o registro fotográfico de crianças entre 8 e 15 anos sobre sua comunidade é algo para se encher de orgulho. São fotografias que levam a diversas discussões com uma leitura dos componentes em destaque, seja o tipo de vida que a mídia não passa, seja a presença da igreja com seu papel de fé, seja na alegria no olhar das crianças que brincam nas praças e, até mesmo, os diversos meios de transportes que temos lá, tipo o de cavalo. Acho que o processo dá-se aí com um resultado maravilhoso”, relata Leandro.

A exposição fotográfica fica em cartaz na Caixa Cultural Recife até o dia 10 de setembro e é uma parceria da Orquestra Criança Cidadã com a Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer, através da Empresa Pernambucana de Turismo (Empetur).

Incursão Fotográfica Meninos do Coque
Abertura da exposição: