Inscreva-se para os projetos de Iniciação Científica

maio. 10, 2017

A seleção ocorre entre os dias 16 e 19 de maio

As Faculdades Integradas Barros Melo (AESO) divulgam lista de projetos de professores selecionados para os Programas de Iniciação Científica. Agora começa uma nova fase. Os alunos interessados em desenvolver pesquisas precisam se inscrever em uma das opções disponíveis até o dia 15 de maio.

Os estudantes inscritos vão passar por uma seleção entre os dia 16 e 19/05. O resultado com os selecionados sai no dia 19 do mesmo mês.

Os Programas de Iniciação Científica da AESO-Barros Melo contam com três opções para inscrição de alunos. São elas Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), Programa Institucional de Bolsas em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI) e do Programa Voluntário de Iniciação Científica (PIVIC).

Conheça os projetos:

1. OS BASTIDORES ABERTOS DA TELEVISÃO BRASILEIRA: As imagens de bastidores como estratégia de interação com o público e representação dos atores e apresentadores em produtos audiovisuais televisivos
Professor responsável: Rodrigo Martins
Objetivo: Identificar como as imagens e vídeos de bastidores compartilhados em redes sociais são utilizadas como estratégia de interação com o público e representação dos atores e apresentadores em produtos audiovisuais televisivos. Mais especificamente, será realizado mapeamento de conteúdos em redes sociais de produtos audiovisuais televisivos para análise do conteúdo e avaliação de em que medida o uso de imagens de bastidores são utilizados como estratégias de interação com o público e de representação dos atores e apresentadores dos programas.
Seleção: Entrevista no dia 19/05, às 11h. Sala a ser divulgada.

2. Novas mídias, velhos discursos: a cobertura da Greve Geral nos perfis do Instagram da Folha de Pernambuco, do Diario de Pernambuco e do Jornal do Commercio
Professora responsável: Nataly Queiroz
Objetivo: analisar a cobertura da Greve Geral do dia 28 de abril de 2017 no instagram da Folha de Pernambuco, Jornal do Commercio e Diario de Pernambuco. Mais especificamente, se busca identificar as construções discursivas nas imagens divulgadas pelos três periódicos, de forma isolada e comparativa; categorizar as representações dos agentes participantes da Greve Geral por parte dos jornais; analisar se/como a ética profissional se coaduna com as possibilidades semânticas mais despojadas e dialógicas do Instagram.
Seleção: Entrevista no 17 de maio, às 11h. Sala a divulgar.

3. Recuperação judicial como dispositivo oportuno mediante ameaça de falência
Professora responsável: Mariana Clemente
Objetivo: A pesquisa tem por objetivo a utilização e reflexão da Lei 11.101/05, na qual consta regida o dispositivo de recuperação judicial, tendo ênfase na finalidade de evitar a falência de empresas inseridas no cenário de crise atual, o qual gera o quadro de desemprego onde hodiernamente enfrenta a sociedade, e proporcionando ao empresário devedor, condições para superá-la. As informações obtidas pela Serasa Experian e pela JUCEPE  (Junta Comercial de Pernambuco) serão analisadas pelo método SWOT, a análise do próprio dispositivo e sua utilização em prol do empresário.
Seleção: Entrevista no dia 17 de maio, 16 horas. Sala a ser divulgada.

4. Representação da família na coleção Francisco Rodrigues
Professor responsável: Eduardo Queiroga
Objetivo: Questionar a representação da família na coleção Francisco Rodrigues, bem como sua construção e características contribuintes para a consolidação de papéis de gênero.
Seleção: Entrevista no dia 17 de maio, às 11h. Sala a ser divulgada.

5. Design, marcas e o gênero
Professora responsável: Teresa
Objetivo: O projeto tem como objetivo geral investigar empresas que visem a diversidade de gênero, buscando diferentes abordagens de implementação de ações que sejam voltadas, para o design da marca e a solução para ações que possam ser discriminatórias, sexistas e tendenciosas abordando a estereotipagem encontrada hoje no mercado.
Seleção: Entrevista no dia 16 de maio, às 11h. Sala a ser divulgada.

aeso - barros melo - iniciação científica - PIBIC - PIBITI - PIVIC -