Laboratório de Impressos/AESO-Barros Melo

LabjorTV comemora cinco anos de atividades

Curso de Jornalismo - Olinda
agosto. 17, 2017

Durante o mês de agosto, produções do Laboratório são lembradas nas redes sociais

Criado em 2012, o Laboratório de Telejornalismo - LabjorTV, formado por alunos de Jornalismo e Rádio, TV e Internet da AESO-Barros Melo, está completando cinco anos de atividades. O objetivo do LabjorTV é complementar a formação dos estudantes de Comunicação através da produção de formatos característicos do telejornalismo. Por lá, eles experimentam novas linguagens, incluindo conteúdos pensados para a internet e produzidos com dispositivos móveis.

Sob a orientação da professora Carolina Cavalcanti, desde o seu início o Laboratório já recebeu oito turmas de Jornalismo e se mantém, em média, com 20 integrantes a cada semestre. Para ingressar no grupo, os alunos devem demonstrar vontade de aprender, comprometimento e capacidade de realizar trabalhos em equipe.

“Acredito que (ter sido estagiária) foi desafiador para todos da equipe, já que nenhum integrante havia lidado com a experiência de ter alguém no "comando". No meu caso, assumi a produção de uma série de reportagens e foi difícil porque, além de ser algo novo, não dependia só de mim. Não tenho dúvidas da importância dele para minha vida pessoal e profissional”, lembra Daniele Alves, ex-estagiária do LabjorTV e concluinte do curso de Jornalismo na AESO-Barros Melo.

Semanalmente, os estudantes se reúnem com a orientadora do Laboratório para discutir pautas e encaminhamentos, dificuldades, avaliar os trabalhos realizados e estudar referências do mercado. As atividades são divididas em produção, gravação, apresentação, edição e monitoramento de redes sociais e são voltadas para o programa Abre Aspas e o quadro Giro Barros Melo. As produções estão disponíveis no Facebook e no YouTube e os bastidores do trabalho estão também na conta do LabjorTV no Instagram.

Linha do tempo
No primeiro semestre de atividades, em agosto de 2012, os alunos produziram um minidocumentário e reportagens de cobertura de eventos que aconteceram na instituição. A partir do segundo semestre, foi planejado o programa de entrevistas Abre Aspas que tem, em média, 15 minutos ininterruptos e a cada edição recebe um convidado para debater questões de interesse social, pautadas ou silenciadas na grande mídia. Também em 2013, foram criados dois quadros, o Agora Eu Sou e o Giro Barros Melo. O primeiro levava os integrantes para entrevistar ex-alunos de Jornalismo e saber a que estavam se dedicando no mercado de trabalho. Já o segundo, experimenta a câmera do celular, seja para fazer a cobertura de atividades e eventos ou para entrevistas e contar histórias nas mais diversas locações. No segundo ano, o Agora Eu Sou foi substituído pelo Repórter LabjorTV, um espaço para a prática da reportagem de TV que, atualmente, é integrado ao programa Abre Aspas. Neste mês de comemoração pelos cinco anos do Laboratório, alguns dos ex-integrantes gravaram depoimentos lembrando o período em que estiveram exercendo as atividades. Os vídeos estão sendo postados diariamente nas redes sociais do LabjorTV.

Confira fotos das equipes que já passaram pelo LabjorTV:

aeso - barros melo - Jornalismo - labjortv -