Mestre Roberto Ploeg ministra Masterclass de Pintura de Retrato na AESO-Barros Melo

Artes Visuais
maio. 10, 2018

Minicurso é voltado para artistas

As obras estão espalhadas nos corredores das Faculdades Integradas Barros Melo (AESO). São diversas pinturas do holandês Roberto Ploeg. Radicado no Nordeste brasileiro, há quase 40 anos, o mestre das telas ministra Masterclass de Pintura de Retrato para artistas, de 21 a 24 de maio, na sede da IES, em Olinda. O minicurso faz parte da programação comemorativa aos 50 anos da AESO-Barros Melo.

“Nós estamos promovendo um curso curto, porém intensivo. Podemos chamar de Masterclass, porque as aulas são voltadas para pessoas que já têm certa experiência com pintura. Vamos trabalhar quatro manhãs com modelo vivo, fazendo pintura a partir da observação”, comenta o artista.

O investimento é de R$ 399,00. Os interessados devem fazer a inscrição no link: https://www.sympla.com.br/masterclass-de-retrato-com-roberto-ploeg__285299. Para participar, os alunos devem levar: lápis grafite 6B e 8B, carvão, papel canson A3, tinta a óleo ou acrílica, solvente, paleta e tela 40x30 e 50 x 40.

SOBRE O ARTISTA:

Roberto van der Ploeg nasceu em Valkenburg aan de Geul na Holanda, em 1955. Em 1979, veio para o Brasil para o estudo de mestrado em Teologia Latino Americana. Desde 1982, reside no Nordeste brasileiro. A mudança da teologia para a pintura não foi muito radical para Roberto Ploeg. Segundo ele,  teologia e arte são de essência metafórica porque as duas procuram apresentar,  de maneira pessoal, experiências universais em imagens literárias e visuais. Neste sentido, o teólogo é um artista da palavra. O caminho pessoal de Ploeg foi da palavra à imagem visual. Ele fez sua formação artística através de vários cursos em instâncias culturais em Olinda e Recife (MAC, Oficina Guaianases, Escolinha da Arte, UFPE, IAC, Fundaj). Após anos de atividades como teólogo da libertação no Nordeste Brasileiro, ele opta em 1995 definitivamente pela arte.

pintura -