AESO - Faculdades Integradas Barros Melo




Fotos: Marianne Daffne

Ministro Herman Benjamin fala sobre a necessidade de valorizar a democracia


Direito
maio. 18, 2018

Palestra aconteceu no auditório da AESO-Barros Melo

Em meio às comemorações dos 50 anos, a AESO-Barros Melo recebeu, na noite desta sexta-feira (18), a ilustre presença do ministro do STJ, Herman Benjamin, para falar sobre o tema “Democracia e Eleições”. A diretora da IES, Ivânia de Barros Melo, acompanhou a apresentação do convidado na mesa de honra ao lado dos juristas Ronnie Preuss Duarte, Rosane Grimberg, Fernando Lapa, Juscelino da Rocha e Romero Auto.

Para um auditório lotado, o ministro discursou, entre outras coisas, a respeito das eleições indiretas, fundo partidário, caixa dois, importância do voto livre, atuação da justiça eleitoral e sobre a esperança do povo brasileiro. “Não basta ter eleições. Elas têm que ser capazes efetivamente de traduzir a vontade do povo”, declarou Herman.

O ministro do STJ também falou sobre a relação com a AESO-Barros Melo. Ele já visitou a IES inúmeras vezes e contou que parte das árvores espalhadas pela faculdade, a exemplo das palmeiras imperiais e dos paus-brasis, foram doadas por ele, que também é ambientalista.

Herman Benjamin finalizou o encontro falando sobre o otimismo brasileiro e as vantagens que o país tem para considerar os cenário político e social favoráveis.

“Se nós olharmos em torno de nós próprios, vamos perceber que, apesar das dificuldades, o brasileiro ainda acredita em suas instituições. A cada dois anos, surge a esperança de melhorar essa realidade por meio das eleições”, comentou. E continuou: “não vamos aceitar a linguagem do pessimismo e não vamos deixar que aqueles que foram contra a democracia queiram utilizar o próprio processo eleitoral para destruí-la.”

aeso - barros melo - ministro -

voltar