O Homem Planta no 13º Festival de Vídeo de Pernambuco

Artes Visuais (NÃO LIBERADO)
novembro. 28, 2011

O curtametragem “O Homem Planta”, produzido pelo Estúdio de Animação Barros Melo e a Orquestra Cinema, integra a programação das Mostras Competitivas do 13º Festival de Vídeo de Pernambuco. A exibição é gratuita e acontece no dia 8 de dezembro, às 19h30, no Cinema São Luiz. O evento é uma realização do Governo de Pernambuco, através da Fundarpe e Secretaria de Cultura e da Prefeitura do Recife, através da Fundação de Cultura, com a exibição de 50 filmes que concorrem a mais de R$ 40 mil em prêmios. “A expectativa quanto à exibição do curta é muito grande, já que é a primeira vez que o filme será apresentado em um festival pernambucano” disse a produtora da animação, Izabella Barros Melo.

Por dia, o público confere duas sessões, às 19h e às 20h, com vídeos que concorrem nas mostras Universitária e Geral, em cinco categorias: Documentário, Ficção, Animação, Videoclipe e Experimental. Na Mostra Geral, serão exibidos 40 vídeos nas categorias Documentário (8), Ficção (10), Videoclipe (9), Experimental (5) e Animação (8). Já para a Mostra Universitária, serão  10 projetos, sendo três deles na categoria Documentário e sete em Ficção. Os prêmios para 1º, 2º e 3º lugares na Mostra Geral serão, respectivamente, de R$ 3,5 mil, R$ 2,5 mil e R$ 1,5 mil. Dois prêmios, no valor de R$ 1,5 mil cada, serão conferidos ainda aos vencedores das duas categorias da Mostra Universitária.

Homem Planta - É o maior curta já produzido pelo Bam Stúdio. A animação, com 20’ de duração, foi feita em 2D e 3D, tradicional e com montagem de fotografias: mais de 100 imagens compõem o vídeo. “O trabalho também é o primeiro produzido com recurso Lip Sync, em que há sincronização dos lábios com a voz do ator, sílaba a sílaba”, comenta a Izabella. O curta foi contemplado no edital do Programa de Fomento à Produção Audiovisual do Governo de Pernambuco, através da Fundarpe, em março de 2009. E teve a sua primeira exibição na mostra não-competitiva do 19º Festival Anima Mundi 2011 no Rio de Janeiro (15 a 24 de Julho) e São Paulo (27 a 31 Julho).