Oitavo prêmio

maio. 02, 2006

O curta “A morte do Rei de Barro”, de Marcos Buccini e Plínio Uchoa, recebeu prêmio especial do júri no 13º Festival de Cinema e Vídeo de Cuiabá. Este é a oitava premiação do filme, que já participou de 24 festivais nacionais e internacionais. O vídeo pernambucano “Retoque final”, de Marcelo Pedroso e Marcos Toledo, também recebeu menção honrosa no evento, que aconteceu de 24 a 29 de abril, no Pantanal Shopping, na capital mato-grossense. A cerimônia de premiação, ocorrida no último sábado, consagrou ainda o filme Cinema, Aspirinas e urubus, dirigido pelo pernambucano Marcelo Gomes. Em Cuiabá, tanto o júri popular (longas) quanto o oficial (curtas e vídeos) também concederam outros prêmios nas três categorias. O longa mato-grossense Ao sul de setembro levou melhor direção (Amaury Tangará), direção de fotografia (Cleumo Segond) e trilha sonora (Renato Teixeira). O paraibano Marcus Vilar foi eleito o melhor diretor pelo curta O meio do mundo. Confira a lista completa no site www.cinemaevideocuiaba.org. Além do Festival de Cuiabá, a animação produzida na Barros Melo entrou para a seleção do circuito itinerante de exibições que o Animarte – Festival Brasileiro Estudantil de Animação. A produção do evento apresentará os vídeos em universidades, escolas, ONGs, comunidades carentes e cinemas alternativos do Brasil como forma de divulgação do Festival para este ano.