AESO - Faculdades Integradas Barros Melo




Palestra promove debate sobre abordagens da fotografia


Fotografia (Bacharelado)
abril. 18, 2018

“Círculo de Fotografia” recebe as pesquisadoras Ludimilla Carvalho e Olga Wanderley

Trazer convidados externos para dialogar com os alunos a fim aproximá-los dos possíveis caminhos da profissão. É com esse propósito que o evento “Círculo de Fotografia”, que acontece no dia 24 de abril, às 9h30 na Videoteca da AESO-Barros Melo, apresenta duas pesquisas bem distintas no campo da fotografia.

A primeira delas, realizada por Ludimilla Carvalho, doutoranda em comunicação pela UFPE, resultou no livro “O trabalhador na fotografia documental”, que faz uma análise de como quatro fotógrafos de diferentes épocas representam o proletariado em seus projetos de documentação. “A ideia central do livro é entender as características do trabalho de cada autor e como elas se refletem numa visão de trabalhadores dos séculos 19, 20 e 21”, ressalta a autora.

O segundo projeto a ser discutido no encontro é de autoria da educadora e mestre em comunicação pela UFPE, Olga Wanderley, intitulado "Fotografia performática: encenação e presença na ação fotográfica". A obra trata as relações entre o meio fotográfico e a performance artística, onde a fotografia pode ser entendida tanto como um mecanismo de registro e geração de memória das performances realizadas ao vivo, quanto como um recurso expressivo na (re)criação dessas performances. Segundo a pesquisadora, “é fundamental essa abertura dentro da AESO-Barros Melo para o debate sobre diferentes possibilidades na pesquisa em fotografia”. E ressalta: "há muito espaço para pesquisa acadêmica em imagem e essas discussões precisam ser compartilhadas e ampliadas".

De acordo com o Coordenador do curso de Fotografia das Faculdades Integradas Barros Melo (AESO), Eduardo Queiroga, o encontro busca promover o intercâmbio entre profissionais do mercado e alunos da IES, ampliando o repertório dos universitários por meio de exposições a diferentes abordagens da fotografia.

DADOS DAS PALESTRANTES:

Olga Wanderley é fotógrafa, educadora e mestre em comunicação pela UFPE. Atualmente cursa o doutorado na mesma instituição, onde investiga a criação de visualidades sobre o feminino a partir das interseções entre a arte da performance e o dispositivo fotográfico. 
 
Ludimilla Carvalho - Graduada em Radialismo e TV (UFPE) e especialista em Fotografia e imagem (FAMA). Atualmente cursa doutorado em comunicação na UFPE, onde também concluiu o mestrado em 2016. 

 SERVIÇO
Palestra promove debate sobre abordagens da fotografia
Quando: 24 de abril
Horário: às 9h30
Onde: Videoteca da AESO-Barros Melo
Av. Transamazônica, 405, Jardim Brasil II, Olinda, PE/Brasil
 
 

aeso - barros melo - fotografia - foto -

voltar