Músico e, agora, Bacharel em Artes Visuais

Parceria entre AESO-Barros Melo e Orquestra Criança Cidadã forma primeiro aluno

Artes Visuais
agosto. 13, 2018

Leandro Robberto Batista de Oliveira, de 22 anos, concluiu o curso superior de Artes Visuais

08 de agosto de 2018. Data e momento especiais para Leandro Robberto Batista de Oliveira, 22 anos, familiares e outros envolvidos. O jovem colou grau em Artes Visuais, pela Faculdades Integradas Barros Melo (AESO). Ele é o primeiro integrante da Orquestra Criança Cidadã (OCC) a concluir a graduação dentro do programa de parceria com a FIBAM, que existe desde 2009.

O projeto de Responsabilidade Social da IES consiste em profissionalizar os integrantes da OCC, por meio de bolsas de estudo integrais, contribuindo com a promoção específica de apoio e engrandecimento na formação acadêmica de jovens carentes.

Leandro, que é instrumentista de Contrabaixo Acústico e Clarinete, iniciou a faculdade em 2015 com o objetivo de aprimorar o conhecimento artístico. A paixão por artes visuais começou desde muito cedo, aos 11 anos, quando estudou na Arte e Vida, uma ONG que atendia as comunidades do Coque, Santo Amaro e Pilar, para estudo de artes, dança, artesanato, etc.

O que ele não esperava é que, durante o curso superior, os interesses se transformassem. “Antes, me sentia mais ligado às artes plásticas. Hoje, depois da formação, me sinto mais dentro das técnicas visuais e digitais das artes, como a fotografia, a performance, videoperformance, etc”, comenta.

A novidade, inclusive, inspirou o trabalho de conclusão de curso do Bacharel em Artes Visuais.  "Incursão fotográfica Meninos do Coque" foi o título do TCC de Leandro, que realizou oficinas para capacitar vários jovens alunos da Orquestra com as noções básicas de fotografia, a fim de incentivá-los a perceberem os espaços públicos do bairro onde vivem, colhendo imagens que os representassem, e resgatando a memória do local.

Admirador de Vincent van Gogh, o artista estagiou no Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães e hoje segue planejando cada passo da sua vida profissional para que os sonhos se realizem o quanto antes. “Os planos em curto prazo se concentram em continuar trabalhando na área de arte-educação, curadoria de exposições e crítica de arte. Em longo prazo, pretendo fazer um mestrado e desenvolver projetos que possam fomentar a cena jovem da produção artística local“, revela.

artes visuais - colacao de grau - formatura -