Prêmios no Intercom

setembro. 08, 2005

Dois trabalhos de alunos das Faculdades Integradas Barros Melo foram premiados no XXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom) - evento que termina nesta quinta-feira (08), na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). O resultado foi anunciado ontem na solenidade de premiação da XII Exposição da Pesquisa Experimental em Comunicação (Expocom), que faz parte do Intercom. O trabalho da aluna de jornalismo Camila Badu, orientada pelo professor José Caminha, foi o vencedor da categoria "Projeto de Assessoria de Imprensa". O projeto dela nasceu de sua experiência de estágio na Prefeitura de Igarassu: Camila criou um plano integrado de comunicação para a Prefeitura de Igarassu que contempla desde a solução de problemas básicos na estrutura da secretaria - como instalação de linha telefônica e fax - até soluções diferenciadas, como a criação de quiosques, house organ e a produção de cinco comerciais de TV para vender a imagem do município e depois criou roteiro, filmou e editou os comerciais. Já o curta-metragem de animação “Banheiro Massa” - segundo filme do Núcleo de Animação da Barros Melo - produzido pela equipe liderada por Romero da Fonte (Publicidade) e orientada pelo professor Marcos Buccini ficou com o terceiro lugar na categoria “Cinema e Vídeo”. O vídeo concorreu na subcategoria “Desenho Animado”. Ao todo, cinco projetos da Barros Melo participaram do Intercom, sendo três trabalhos de professores e dois de alunos. Entre os trabalhos de professores está "O jornalismo na Guerra do Iraque: a relação entre jornalistas, militares na era dos repórteres embutidos". O trabalho é do jornalista Antônio Martins Neto. O coordenador do curso de Jornalismo José Caminha também teve seu trabalho selecionado. O tema é "O Brasileiro Imaginário: Reflexões Teóricas Sobre Literatura, Mídia e Mestiçagem". O terceiro trabalho foi produzido pelas professoras Mônica Fontana e Luciana Jordão e tem como tema "O Pecado de Sin City - Adaptação dos Quadrinhos para o Cinema". Além dos trabalhos selecionados, a aluna Mércia Barros Pereira Lopes participou de uma mesa de temas livres, sobre Novas Formas de Comunicação. A escolha da aluna foi feita a partir de um capítulo da sua monografia de conclusão de curso. Saiba mais: Expocom/Intercom Assista ao curta Banheiro Massa Núcleo de Animação Assista aos vídeos produzidos por Camila Badu Baixe, em PDF, os arquivos do material produzido pelos professores: