Projeto Design Tem a Sua Cara debate sobre a produção ativista


Design Gráfico
maio. 08, 2020

Evento traz um novo olhar sobre causas ligadas aos direitos humanos, sustentabilidade e políticas públicas

Com o objetivo de debater sobre o olhar mais político e ativo do designer gráfico, principalmente ao desenvolver materiais que expressam atitudes de comunicação democrática a favor dos direitos humanos, o Centro Universitário AESO Barros Melo – UNIAESO promove o “Design Tem a Sua Cara - Design Ativista!”. ASSISTA À AULA CLICANDO AQUI

A atividade de extensão, que acontece nos dias 13 e 14 de maio, às 14h, busca dar visibilidade a pautas de comunicação, causas identitárias, cultura, meio ambiente, entre outras que dialogam com os desafios do mundo contemporâneo. Segundo Nara Castro, coordenadora do curso de Design Gráfico da UNIAESO, “esse evento traz um novo olhar sobre o design, contextualizando com causas ligadas aos direitos humanos, sustentabilidade, políticas públicas. Os convidados irão mostrar como trabalhar esse ponto de vista e utilizar o design como um condutor desse tipo de conteúdo”, analisa.

Durante os dois dias do evento, que terá mediação das professoras Nara Castro e Gabriela Alcântara, vão ser realizadas discussões sobre o design ativista e seu propósito como meio de comunicação das causas da sociedade atual. Podem participar do bate-papo alunos da UNIAESO, como também o público em geral interessado pelo tema proposto.

Cronograma:
13 de maio
14h - Abertura do evento
14h15 - Leonardo Buggy
16h - Daniel Pinheiro
Mediação:
Lia Madureira e Othon Vasconcelos

14 de maio
14h - Tereza Bettinardi
16h – Jaíne Cintra
Mediação: Nara Castro e Gabriela Araújo


DADOS DOS PALESTRANTES:

Leonardo Buggy
É mestre em Design pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e especialista em Gestão de Empresas pela Fundação Dom Cabral. Fundador da primeira digital type foundry (fundidora de tipo digital) nordestina (a Tipos do aCASO), criou o Laboratório de Impressos (Olinda), o Laboratório de Tipografia do Agreste (Caruaru) e o Laboratório de Tipografia do Ceará (Fortaleza), além de ter concebido e instalado os cursos de Design Gráfico e Design de Produto das Faculdades Integradas Barros Melo (AESO), em Olinda. Atualmente é professor do Curso de Design da UFC (Fortaleza), de alguns cursos de pós-graduações pelo País, conselheiro da ADG-Brasil, vice-presidente da Comissão Editorial da Serifa Fina e membro da Comissão Editorial da Estereográfica.

Daniel Pinheiro
É designer pela UFPE, diretor de arte e ilustrador. Com quase 20 anos de experiência, já desenvolveu projetos ou campanhas para marcas como Nestlé, Burger King, Volkswagen, Iquine, Vitarella, Frisabor, Globo, Compesa e muitos outros. Com trabalhos premiados e selecionados em salões e mostras criativas regionais e nacionais, atualmente comanda a direção de criação do Estúdio Mola, onde é sócio fundador.
 
Tereza Bettinardi
É designer gráfica. É formada em Desenho Industrial/Programação Visual pela Universidade Federal de Santa Maria onde também cursou Jornalismo. Seu trabalho já foi selecionado nas Bienais de Design Gráfico da ADG, na Feira Internacional do Livro de Buenos Aires e pelo Type Directors Club de Nova York.
Foi vencedora do Prêmio Jabuti (2014) na categoria Projeto Gráfico e do Prêmio da Música Brasileira na categoria Projeto Visual (2016). Atua em seu próprio estúdio em São Paulo.
 
Jaíne Cintra
Graduada em Design pela Universidade Federal de Pernambuco com especialização em artes gráficas, motion design e cinema. Fez parte da equipe de arte da revista Continente Multicultural, do núcleo de projetos especiais do Jornal do Commercio, desenvolveu o projeto gráfico do Pernambuco – Suplemento Cultural do Diário Oficial do Estado e foi sócio-criadora da editora para plataformas digitais Cesárea. Atualmente é editora de arte e multimídia no jornal Diario de Pernambuco.

Inscreva-se AQUI.

ASSISTA À AULA CLICANDO AQUI

design gráfico - design tem sua cara - uniaeso -

voltar