Quase dois irmãos

maio. 12, 2005

O Cineaeso desta sexta-feira (13) será diferente. Desta vez o filme exibido não foi escolhido pelos alunos da faculdade. "Quase Dois Irmãos", que está em cartaz nos cinemas atualmente, será apresentado às 15h, no Cine Teatro, dentro do projeto Cinema BR em Movimento - programa de difusão e exibição de filmes longa-metragem da mais recente produção brasileira, patrocinado pela Petrobrás. O programa criou uma rede de divulgação do cinema nacional em diferentes regiões do País, apresentando sessões gratuitas em várias universidades. O intuito é de criar um debate acadêmico simultaneamente em todas as 27 Unidades da Federação sobre o tema proposto no filme. Dirigido por Lúcia Murat, que assina o roteiro em parceria com Paulo Lins, autor de Cidade de Deus, “Quase Dois Irmãos” conta o drama de Miguel, senador da República, que visita seu amigo de infância Jorge, um poderoso traficante de drogas do Rio de Janeiro, para lhe propor um projeto social nas favelas. Anos antes eles haviam se encontrado na prisão de Ilha Grande, em uma situação distinta. O filme é um retrato da relação entre a classe média e as favelas cariocas, marcadas pela música popular e pela história política recente.