Radiodocumentário de ex-aluno da AESO-Barros Melo relata o outro lado das torcidas organizadas

Rádio, TV e Internet
setembro. 24, 2018

Projeto de TCC desmistifica criminalização por trás do tema

As torcidas Barras Bravas, termo espanhol que, em português, quer dizer “arruaceiros”, são o tema do radiodocumentário produzido pelo ex-aluno, Lucas Vasconcellos como projeto de conclusão do curso de Rádio, TV e Internet nas Faculdades Integradas Barros Melo (AESO). Esses grupos, populares no Uruguai e Argentina, reúnem torcedores que vão aos jogos dos times unicamente para celebrar, e cantam os noventa minutos da partida, independente do resultado. No Recife, as torcidas organizadas Avante Santa Cruz (Santa Cruz), Brava Ilha (Sport) e Os Centenários dos Aflitos (Náutico) seguem o mesmo exemplo.

Em Pernambuco, ainda há certo preconceito com as torcidas organizadas, segundo Lucas. “Há, de fato, as que se envolvem em brigas. Mas, algumas não estão inseridas nesses conflitos. E o objetivo do trabalho foi, justamente, mostrar as agremiações que concentram as atividades em apenas torcer e apoiar os clubes. Encontrei no projeto uma forma de desmistificar esse pensamento”, explica o radialista.

As Barras Bravas recifenses começaram a aparecer no ano 2006. A existência recente da atividade foi uma dificuldade para a produção do trabalho de Lucas, já que não há muitos estudos ou relatos sobre o assunto.

Produzido no período de um ano e meio, o radiodocumentário tem o cuidado de mostrar não só o lado dos líderes dos movimentos, mas também a visão da imprensa, dos dirigentes dos clubes e torcedores dos três times sobre os atos. Além disso, o trabalho expõe como se dá o fenômeno desse novo estilo de torcer e, por isso, também foram entrevistados professores e sociólogos com pesquisas na área.

“Como não tem muita informação sobre esse tipo de torcida no nordeste e, muito menos no Recife, penso em dar continuidade ao estudo do tema”, garante Lucas. O radiodocumentário Barras Bravas tem trinta minutos e trinta e seis segundos e, recentemente, foi exibido na rádio web Pec. O vídeo está disponível também no Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=xyxDa1rMjX8.

alunos no mercado - radiodocumentario -