AESO - Faculdades Integradas Barros Melo

Foto: Renata Siqueira.

#repercurteAESO: FIBAM realiza encontro científico entre estudantes


Institucional
junho. 17, 2019

Segunda edição do Devir apresentou pesquisas de diversas áreas

Por Larissa Cavalcante e Fernanda Machado* 

A segunda edição do Devir - Encontro de Pesquisadores em Inovação e Sociedade, congresso realizado pelas Faculdades Integradas Barros Melo (AESO), reuniu professores, pesquisadores e estudantes de diferentes instituições de ensino superior, entre os dias 14 e 16 de maio, na sede da faculdade. A programação contou com exposições de temas relacionados à comunicação, direito, artes visuais, etc. Este ano, as sessões foram divididas por temática, não por curso. Para a professora Milena Travassos, que coordena o Núcleo de Pesquisa e Extensão da FIBAM e é uma das organizadoras do evento, este formato é mais abrangente e convidativo a diferentes áreas, “mós temos um perfil de alunos e cursos bem diversos e as pesquisas refletem isso”, comentou.

Estudantes de outras instituições marcaram presença no congresso. Foi o caso de Pryscilla Gomes, aluna da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), que viu, na ocasião, uma oportunidade de divulgar as experiências dela, “eu me inscrevi no Devir para fomentar essa produção acadêmica. Achei o evento bastante produtivo, pois pude ver trabalhos distintos", relatou. 

Além de acadêmicos de outras faculdades, alunos e egressos da FIBAM aproveitaram o Devir para expor resultados de pesquisa. Igor Karlos, estudante de Cinema e Audiovisual,  apresentou o relato de experiência do projeto de uma disciplina. "O Devir é interessante por ter um compartilhamento de conhecimentos de diversas pessoas. Você passa e recebe coisas novas; é uma troca” , disse.  Renata Rodrigues, que cursa Fotografia, aprovou a oportunidade de dialogar sobre um projeto, “na iniciação científica, a gente fica com o coordenador e compartilha com poucos alunos, geralmente do mesmo curso. Já aqui, temos a possibilidade de conversar com várias pessoas de outros cursos” , considerou.  Já Maria Luísa Oliveira, matriculada em Direito, esteve no Devir pelo segundo ano, “este debate após as apresentações é muito importante, pois enriquece o conhecimento, seja de quem está apresentando ou quem está assistindo", explicou.

Por falar em assistir, os calouros tiveram papel importante na plateia do Devir. As estudantes de Cinema e Audiovisual, Vicky Boumann e Jasmim Albuquerque, foram algumas que prestigiaram os colegas e adoraram ver como funciona um encontro acadêmico. “A gente pôde ver a experiência das outras pessoas, as pesquisas, foi melhor do que eu esperava” , contou Jasmim, que planeja participar da próxima edição.


 *Texto colaborativo do Laboratório de Jornalismo da FIBAM.

pesquisa - DEVIR -

voltar