Equipe que faz o #repercuteAESO. Foto: Duda Maux.

#repercuteAESO: Conheça o trabalho colaborativo dos estudantes de jornalismo das FIBAM

Curso de Jornalismo - Olinda
novembro. 26, 2019

Projeto coloca em foco as atividades realizadas no ambiente acadêmico

Com a proposta de produzir e fazer circular o conteúdo produzido pelos alunos de comunicação, as Faculdades Integradas Barros Melo (FIBAM), através do Laboratório de Jornalismo, criou o #repercuteAESO, projeto que colocou em visibilidade o que acontecia no ambiente acadêmico, além de integrar alunos estagiários, professores e Assessoria de Imprensa da instituição.

Criado no 1º semestre deste ano, a atividade surgiu através da proposta de remodelar e reestruturar o núcleo de prática jornalística dos estudantes das FIBAM. A ideia era colocar em foco as atividades realizadas na faculdade - produção dos alunos, grupos de estudos, projetos de extensão, palestras e eventos - o que já seria suficiente para que os alunos praticassem o exercício da reportagem e produção de notícias e textos jornalísticos.

Após isso, a equipe responsável pelo projeto pensou em um espaço na internet no qual poderiam ser aproveitadas as pautas sobre a própria universidade. E veio a reunião com a Assessoria de Comunicação das FIBAM. Com a participação de Rodrigo Martins, coordenador do laboratório de jornalismo e das jornalistas da ASCOM, Jacqueline Araújo, Thayanne Santos e Thayse Medeiros foi possível chegar a uma formatação. Através da página oficial da instituição, os releases, elaborados pelos colaboradores são revisados e publicados. “O site da faculdade é alimentado através do trabalho da Assessoria de Imprensa, que já tinha a dinâmica de noticiar os eventos e trabalhar com as notícias e informes do que acontece no local. Então, fizemos a sugestão de trabalhar com textos que fossem menos noticiosos e mais de discussão, que repercutissem os assuntos e que pudessem se aprofundar um pouco mais nos temas das atividades realizadas”, detalha Rodrigo Martins.

Assim, surgiu o #repercuteAESO, que, no 2º semestre ganhou força e começou a contar com Joily de Souza e Larrisa César, alunas do 8º período de Jornalismo - estagiárias do laboratório. “Esta foi a minha primeira experiência na área. Durante o estágio eu realizava a cobertura de eventos, palestras, debates, participava de reuniões de pauta com a equipe da assessoria e filmava stories para o Instagram oficial da AESO. É muito gratificante ter o nome registrado e creditado nas matérias do site da faculdade, inclusive eu mencionei isso nas minhas redes sociais. Pretendo continuar no #repercuteAESO no próximo período, pois acho importante para me descobrir na profissão, já que eu pensava que teria muita dificuldade em escrever para o on-line, mas na verdade foi bem tranquilo”, comemora Joily.

Segundo Rodrigo Martins, a parceria entre os estagiários do laboratório, a coordenação de Jornalismo e a Assessoria de Imprensa da AESO-Barros Melo está sendo interessante e enriquecedora: “No final, todos saíram ganhando: o site da instituição, com mais conteúdo; os alunos, com a experiência de produzir as reportagens, e os profissionais envolvidos, que percebem a evolução na escrita dos jovens jornalistas a cada texto produzido”.

Para Jacqueline Araújo, que coordena a equipe de comunicação da AESO-Barros Melo, a parceria é enriquecedora. "A troca de experiência é fundamental em todas as etapas da vida. Receber os textos dos estudantes , com o resultado do trabalho deles, nos bastidores da instituição, e mergulhar nesse olhar mais detalhado que eles trazem,  é extremamente importante. Nossa contribuição em revisar cada material que chega em  nossas mãos é também um compromisso nosso de somar com o trabalho incansável e primoroso do professor Rodrigo Martins. Nos sentimos honradas em fazer parte deste projeto".

aeso - barros melo - repercurteaeso -