AESO - Faculdades Integradas Barros Melo

A professora Milena Travassos no II Congresso Discente (Fotos: Thayse Medeiros)

#repercuteAESO: II Congresso Discente movimenta a faculdade com apresentações interdisciplinares


Jornalismo
novembro. 14, 2019

A jornada possibilitou debates de temáticas diferentes e troca de experiências

Por Joily de Souza

As Faculdades Integradas Barros Melo realizaram a segunda edição do Congresso Discente. A proposta do evento foi  promover o processo de produção científica, entre alunos da instituição e a comunidade acadêmica de outros locais. 

Segundo a professora e coordenadora de Pesquisa, Extensão e Intercâmbio da AESO-Barros Melo, Milena Travassos, o evento recebe, organiza e divulga pesquisas de projetos desenvolvidos ao longo das atividades de Iniciação Científica, Projetos de Extensão, Grupos de Estudos e Trabalhos de Conclusão de Curso, realizados por estudantes com o acompanhamento de um professor. “É importante frisar que a FIBAM/AESO, por ser uma instituição de ensino superior, investe, de forma orgânica, em três ações fundamentais: o ensino, a pesquisa e a extensão. Essas ações são indissociáveis, por isso, juntas, fortalecem a experiência acadêmica dos nossos estudantes”, ressaltou.

A programação contou com a participação de alunos das áreas de Direito, Design, Comunicação, Cinema e Tecnologia. As apresentações dos projetos foram divididas em grupos de trabalhos que conciliavam as temáticas entre si. O primeiro dia, na parte da manhã, contou com o GT1 - Cinema e Design, mediado pela coordenadora do curso de Design, Lednara Castro. As apresentações foram feitas pelos estudantes Gabriel Canuto e José Edjairson, que desenvolveram a pesquisa sobre “Design Gráfico, Cinema e Direção de Arte”.Amanda de Luna e Laura Bella representaram o “Grupo de Estudos em Realização Cinematográfica - Krzysztof Kieślowski” e “Grupo de Estudos Cinema de Terror”, respectivamente,  de forma individual, contando as experiências vivenciadas nas equipes. 

No GT2 - Direito e Tecnologia I, intermediado pelo professor Carlo Cosentino, as alunas Letícia Fernandes Magalhães, Maria Letícia Ribeiro Rattacaso e Cristiane Pereira de Souza , apresentaram o trabalho “Novos meios de dominação laboral, a subjetividade capturada através da tecnologia informacional”. 

O GT3 - Legislação e Direitos Fundamentais I  foi dirigido pelo professor Bruno Pimentel. O aluno Elton Rodrigues dos Santos trouxe “O imbróglio entre o princípio da legalidade e a aplicação do art. 139, IV, CPC/1”. Além de Elton, Matheus Souza Lira da Silva falou sobre “Atipicidade dos meios executivos sob a perspectiva do artigo 139, IV do CPC: Direito fundamental ao crédito e parâmetros de aplicação”.

A bancada de apresentações da terça-feira pela manhã foi formada por uma equipe feminina. Mediado pela coordenadora do curso de Publicidade e Propaganda da Barros Melo, Mayra Wacquim, o GT4 - Consumo e Sustentabilidade teve Renata Pittol, Luana Ianuzzi, Samara Cristina e Sofia Torres, todas do curso de Design,  que mostraram os  trabalhos desenvolvidos no primeiro semestre, deste ano, para o Interdesign. Além das alunas, Bruna Malta contou sobre a sua pesquisa de mestrado “Os mercados públicos de recife sob a ótica do consumo coletivo: significados e tendências”. Após as apresentações, foi aberto um espaço ao público para as perguntas.

“Resistência e Democracia” foi o tema do GT5, que contou com a presença  dos professores João Paulo Allain e Milena Travassos. Os estudantes Pedro Henrique Reinaux da Silva, Deangeles Pereira da Silva, Vinícius D'Cezares Silva, Tarlyson Ferreira e Maria Eduarda Souza de Brito Luna contribuíram com suas pesquisas.

Os cursos de Comunicação e Direito, estiveram juntos no GT6 do congresso. “Violência, Mídia e Direito” foi levado a debate pelos alunos Mathews Albuquerque Adriano da Silva, Pamella Cristine Toteio Queiroz e Larissa Gabriella Rodrigues Roque Cavalcanti. Participaram dessa discussão os coordenadores dos cursos de Direito e Jornalismo, respectivamente, Izabella Barros Melo e Rodrigo Martins. Além deles, a professora Nataly Queiroz também compôs a mesa e ressaltou  que é possível estabelecer a interdisciplinaridade entre áreas, que ,aparentemente, não se encontram, mas que dialogam entre si. 

Ainda na quarta-feira, “Legislação e Direitos Fundamentais II” foi o tema do GT7. O professor Ruy Patu foi o mediador das apresentações feitas pelas alunas Pauline Souza De Brito Luna e Maria Letícia Ribeiro Rattacaso, que abordaram os assuntos “O incidente de resolução de demandas repetitivas à luz da legislação, doutrina e jurisprudência” e Correção monetária do FGTS: substituição da Taxa Referencial (TR) pelo índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA)”, respectivamente.

No terceiro dia do congresso, o professor e coordenador do curso de jornalismo, Rodrigo Martins, foi mediador do GT8 - Mídia, Imagem e Representação. As apresentações ficaram por conta de Camila Maria de Lima Araújo, com o trabalho “Representatividade LGBT: uma análise visual e linguística da campanha da coleção do amor por Natura faces”, e Murilo Dayo de Santana, que exibiu o ensaio fotográfico IYÁ'. Além deles, Raianne de Almeida Romão e Larissa Cavalcante  representaram o Observatório de Mídia da Aeso, contando sobre os processos de pesquisas desenvolvidas. 

O GT9 - Legislação e Direitos Fundamentais II contou com a presença do professor Ricardo Borges e a apresentação de pesquisa da aluna Aline Victoria Monte Carneiro Leão: “Constelação familiar no âmbito da resolução 125 do CNJ: a efetivação do princípio da dignidade da pessoa humana”. À noite, a aluna Aryane Silva de Melo mostrou a pesquisa sobre Marketing Jurídico, no GT10- Direito e Tecnologia II, com a mediação do professor Eduardo Lessa.

O último dia do congresso recebeu o grupo de trabalho interdisciplinar, o GT11- Plataformas de Conteúdo Digital e Implicações Jurídicas, mediado pelo professor Rodrigo Martins, e a exibição das pesquisas das alunas Maria Letícia Ribeiro Rattacaso, Lourdes Cristina Melo de Medeiros , Vitoria Luiza Turiano Souza Acioly e Jeniffer Micaella Oliveira Da Silva, sobre Direito e Comunicação.

SAIBA MAIS
  • A Faculdades Integradas Barros Melo mantém uma rotina de atividades conectadas, como os Grupos de Estudos, Projetos de Extensão, Projetos de Iniciação Científica, publicação de revistas (Pense Direito e Pense Virtual) e encontros acadêmicos.
  • Além do Congresso Discente, a Barros Melo promove mais um encontro acadêmico, o Devir (Encontro de Pesquisadores em Inovação e Tecnologia), sempre no primeiro semestre do ano.

*Texto colaborativo do Laboratório de Jornalismo.

Jornalismo -

voltar