#repercuteAESO: Tragédia ecológica é tema da 4ª Maratona de Jogos Digitais

Curso de Jornalismo - Olinda
novembro. 12, 2019

Game inspirado na defesa da natureza foi o vencedor da disputa

*Por Joily de Souza

O laboratório de informática da  AESO-Barros Melo recebeu a 4ª edição da Maratona de Jogos. Realizada com os alunos de Jogos Digitais, o evento estimulou a criatividade dos participantes e  permitiu o trabalho em equipe para o desenvolvimento dos games.

Segundo Ana Helena, coordenadora e professora do curso de Jogos Digitais, a programação contemplou o planejamento das temáticas que seriam trabalhadas e a elaboração de um cronograma com as datas e as builds (pequenas atividades), que deveriam ser entregues na semana da maratona.

Sugerido pela coordenadora do curso, “Mar à tona” foi o nome dado ao projeto vencedor,  que trata sobre a tragédia ecológica que vem acontecendo nas praias do Nordeste. A arte do jogo foi feita pelos alunos Edson Barbosa e Serena Pinheiro. Os estudantes  Júlio Luan e Kaê Benning programaram o game, e João Pedro Amorim foi o designer.

A brincadeira permite que o personagem desça ao fundo do mar, guiado pelo jogador, para pegar tesouros, ajudar a vida marinha, coletar lixo e desviar entulhos de animais . Tudo isso em um tempo limitado. Com os prêmios adquiridos pela conclusão das tarefas, o jogador pode comprar outras ferramentas, como melhores roupas de mergulho, para passar as outras etapas.

O estudante e designer do projeto, João Pedro, explicou que a Maratona serviu como experiência e oportunidade para praticar a produção de jogos, com prazos e outras exigências, ajudando a desenvolver a criatividade e o imediatismo que profissionais da área precisam ter. Os critérios de avaliação do desafio foram: criatividade, consistência visual, jogabilidade, pontualidade e domínio do conteúdo. O resultado foi divulgado no dia 28  de outubro.

*Texto colaborativo do Laboratório de Jornalismo

repercurteaeso - colaboração -