Semana da Cultura e Consciência Negra acontece de 20 a 24/11 na AESO-Barros Melo

novembro. 17, 2017

Entre as atividades, oficinas, exposições e mostra de cinema. Inscrições podem ser feitas na recepção do térreo da faculdade

Em 2011, a presidente Dilma Roussef sancionou a lei 12.519/2011, que institui 20 de Novembro como o Dia Nacional da Consciência Negra. A data foi escolhida como uma homenagem a Zumbi dos Palmares – Líder do movimento quilombola, que lutou até a morte pela liberdade do seu povo no Brasil Colônia. Entendendo a importância e a necessidade da discussão sobre preconceito e representatividade negra, as Faculdades Integradas Barros Melo (AESO) promovem a Semana da  Cultura  e Consciência Negra, de 20 a 24/11.

O evento, gratuito e aberto ao público, conta com oficinas gratuitas, mostra de arte e exibição de curtas e longas. Todas as atividades acontecem na sede da instituição, na Av. Transamazônica, 405, Jardim Brasil II – Olinda/PE. Informações: 2128.9797.

O público pode visitar as exposições: “Roupa de Santo”, “Afro-Brasilidades”, “Crespografia” e “Santos Orixás” durante toda a semana, das 07h às 22h.  As oficinas acontecem de 21 a 23, das 11h às 12h40 e para participar é preciso realizar a inscrição presencialmente na recepção do térreo na AESO-Barros Melo. Além das atividades, os interessados podem conferir o programa “Sons de Terreiro”, produzido pela aluna de Rádio, TV e Internet, Nayara Guimarães, no site www.barrosmelo.edu.br

Oficina “Turbantes: moda e ancestralidade”
Na oficina será feito um breve panorama dos antecedentes e possíveis origens do
turbante, seus usos ao longo do tempo (tanto em contextos africanos quanto no
afro-brasileiro), oferecendo aos participantes a oportunidade de aprender como
fazer amarrações, além de tirar dúvidas sobre o uso do acessório.
Data: 21/11
Local: Sala de Dança
Quantidade de Vagas: 20
Responsáveis: Ana Nataly Oliveira (estudante Artes Visuais | 4º período) e Antony t'Jagun (Oficineiro convidado)

Cineclube Ventura
Filme Babá Paulo Braz: Conexão Ifé.
Duração 63min
Data: 21/11
Local: Videoteca 1

Oficina “Colares Afro: adorno e proteção”
Na oficina será feito um breve panorama dos antecedentes e possíveis origens
dos colares, seus usos ao longo do tempo (tanto em contextos africanos quanto
no afro-brasileiro), oferecendo aos participantes a oportunidade de aprender a
confeccioná-los.
Data: 22/11
Local: Ateliê de Desenho
Quantidade de Vagas: 20
Responsáveis: Ana Nataly Oliveira (estudante Artes Visuais | 4º período) e Babá Roberto T'Ayrá (oficineiro convidado).

Oficina de Fotografia Experimental
Vamos conhecer o trabalho de três fotógrafos negros e produzir imagens utilizando práticas experimentais no estúdio fotográfico.
Data: 22 de novembro
Horário: 11h às 12h40
Local: Estúdio de Fotografia
Quantidade de Vagas:  15
Responsável: Eduardo Queiroga

Oficina “Serigrafia Artesanal”
Apropriando-se dos ricos padrões gráficos africanos, em suas dimensões utilitária
e simbólica, no workshop serão apresentados processos de serigrafia artesanal
aplicados à impressão de estampas em suportes diversos.
Data: 23/11
Local: Ateliê Térreo
Responsável: André Aquino

Cineclube Ventura