TI INFORMA: Ciência de Dados e Juiz Robô são temas de debates na UNIAESO

Curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas - Olinda
outubro. 05, 2021

Eventos são gratuitos e vão ser transmitidos no canal do Youtube da universidade

O curso de Análise e Desenvolvimento De Sistemas, do Centro Universitário UNIAESO, promove duas palestras , neste mês de outubro. A primeira acontece no dia 07/10 sobre ciência de dados, sob o comando de Sandy Porto, Doutora em Computação Aplicada. No segundo encontro, 20/10, o tema:  "Juiz robô" está em discussão, com Cleyton Rodrigues, Engenheiro da Computação.  Os debates acontecem no mesmo horário, às 17h30min.

Ciência de Dados - os participantes vão ter a oportunidade de compreender o uso de aplicação dos dados, em áreas completamente distintas, e os resultados obtidos.  Os desafios técnicos envolvidos, em cada um dos casos, e as escolhas feitas pelos desenvolvedores também estarão em análise.

Juiz Robô - O objetivo é levantar a questão sobre a possibilidade da utilização de inteligência artificial nas decisões judiciais. Estas estratégias de suporte à tomada de decisão são concretizadas, na prática, em decorrência do desenvolvimento de subáreas da Computação, conhecidas como Inteligências Artificial e Computacional. A palestra pretende abordar o estado destas aplicações jurídicas, começando pelo entendimento do que seria um robô jurídico.

Em ambas ocasiões o aluno precisa fazer a inscrição no sympla para contabilizar a presença. Clique aqui para se inscrever na palestra de Ciência de Dados e Juiz Robô, respectivamente.

Sobre Sandy Porto

Bacharel em ciência da computação pela Universidade Federal de Sergipe,  mestre e doutora em computação aplicada pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. Hoje atua como Cientista de Dados no Grupo Boticário.

Sobre Cleyton Rodrigues

Possui graduação em Engenharia da Computação pela Universidade de Pernambuco (2006), título de Mestre em Inteligência Artificial pela Universidade Federal de Pernambuco, UFPE (2009), com Mestrado Sanduíche no Institute Nationale de Recherche em Informatique et Automatique (INRIA/Paris), e título de Doutor em Ciência da Computação pela UFPE (2019). Tem experiência na área de Inteligência Artificial, com ênfase em Programação Lógica, Representação de Conhecimento, Agentes e Ontologias. Profissionalmente, exerceu a atividade de Desenvolvedor de Sistemas na PROCENGE Ltda e consultor de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) na Improvess Ltda. Academicamente, atuou regularmente como Professor/Coordenador do Curso de Bacharelado em Sistemas de Informação da FACOL, e no programa de Pós-Graduação Lato Sensu, na cidade da Vitória de Santo Antão-PE, Professor Executor do Curso de EAD de Licenciatura da Computação na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e Professor da Faculdade Joaquim Nabuco/Unidade Paulista. Também, já atuou como Professor Substituto do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), no curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Atualmente está vinculado como Professor Adjunto na Universidade de Pernambuco (UPE) Campus Garanhuns, no Curso de Licenciatura em Computação e Engenharia de Software. Também é professor Permanente do PPGEC, o programa de Pós-Graduação em Engenharia da Computação da UPE/POLI. Também, faz parte dos Grupos de Pesquisa Inteligência Computacional (CIRG@UPE) e Moinho Jurídico (UFPE). Membro da Rede Nordeste de Inteligência Artificial (IANE).

uniaeso -