VENTURA na Escola promoveu sessão de Câmara de Espelhos

Curso de Cinema e Audiovisual - Olinda
março. 26, 2019

Documentário provocou reflexão entre os alunos do ensino médio

Alunos da Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Desembargador Renato Fonseca, no bairro de Jardim Brasil I, em Olinda, tiveram uma experiência estimulante na tarde desta segunda-feira (26). Eles assistiram ao documentário “Câmara de Espelhos”, da pernambucana Déa Ferraz, que debate sobre o machismo na sociedade, em uma sessão do VENTURA na Escola. O evento de Extensão e Responsabilidade Social, organizado pela coordenação de Cinema e Audiovisual das Faculdades Integradas Barros Melo (AESO), tem como objetivo estimular e trabalhar uma consciência crítica, artístico e cultural na comunidade local por meio da troca de conhecimento com os alunos da FIBAM.  Após a exibição do filme, a plateia participou de debate em torno da temática abordada no telão.

Por meio  de um dispositivo, o documentário de Déa ferraz estimula a reflexão sobre a forma como o machismo se manifesta, seja sutilmente ou brutalmente.
Quatorze homens, divididos em dois grupos (que a montagem vai alternando ao longo do filme ), são mostrados em um ambiente cercado por espelhos. As câmeras escondidas são encarregadas de registrar as cenas e opiniões, que vão sendo reveladas após eles verem imagens previamente definidas pela direção.

O assunto instigou meninos e meninas da EREM Desembargador Renato Fonseca. Eles aqueceram a discussão sobre o machismo, assédio, entre outros assuntos, orientados pelas estudantes Lara Mendes Salsa e Melanie Beatriz Evangelista Fernandes, do primeiro período de Cinema e Audiovisual.

cineclube - ventura -