VÍDEOS VENCEDORES

novembro. 11, 2005

As quatro categorias competitvas que integraram o MostraMundo receberam um total de 432 vídeos, vindos de 21 países diferentes - locais como Tailândia, Egito, Japão, Rússia, Estados Unidos, Finlândia e Dinamarca, por exemplo. Aproximadamente 300 pessoas assistiram aos vídeos na Livraria Saraiva durante sete dias. Os vencedores das mostras competitivas foram: Mostra Web - My Name is Shnur (Rússia); Mostra Estudantil - Somos Somos (Recife-PE); Mostra Universitária: Ego (Paris-França). A Mostra Profissional foi composta por sete categorias, quatro delas conquistadas pelo vídeo espanhol 24...Eh! (Ouch!) , que ganhou os prêmios de Melhor Vídeo, Melhor Direção, Melhor Roteiro e, empatado com o canadense Business as Usual, Melhor Montagem de Vídeo. O gaúcho O Ditado levou os prêmios de Melhor Direção de Arte, Melhor Fotografia e Melhor Edição de Som. Confira a lista completa no site do MostraMundo. Os 40 vídeos selecionados nas Mostras Competitivas foram submetidos a um júri popular e uma comissão julgadora que determinou os premiados. A Mostra Profissional concede prêmios para sete categorias: Melhor filme (R$ 5.000,00), Melhor Diretor (R$ 3.000,00), Melhor Roteiro (R$ 1.500,00), Melhor Direção de Arte (R$ 1.500,00), Melhor Fotografia (R$ 1.500,00), Melhor Montagem de vídeo (R$ 1.500,00) e Melhor Edição de som (R$ 1.500,00). Cada um dos melhores trabalhos das três demais categorias - universitária, estudantil e web - recebe uma câmera mini-dv, certificado de premiação e cinco cópias em DVD da coletânea dos melhores vídeos do festival. O júri popular computou mais de mil votos e elegeu um destaque para cada uma das quatro categorias competitivas. Na Universitária, ganhou o vídeo Dando Crédito (Recife-PE), de Rafael do Amaral, conhecido como “Infa”, aluno de publicidade da Barros Melo. Na Estudantil, o mais votado foi Marcos di Jesus na Terra do Inferno (Recife-PE); Já na Profissional, o vencedor foi o espanhol Femerlin’s Song. Por fim, na Mostra Web foi eleito Morte e Vida Canina (Recife-PE). INTERNACIONAL - A Mostra Internacional, não-competitiva, exibiu nos cinemas Multiplex/UCI dos shoppings Recife e Tacaruna mais de trinta filmes, entre estrangeiros e nacionais que obtiveram destaque nos principais festivais do mundo. Dois filmes foram exibidos com exclusividade no Brasil pelo MostraMundo: o coreano Crying Fist e o japonês Late Bloomer - duas das sete produções asiáticas. A programação incluiu ainda oito filmes nacionais que tiveram destaque mundial - incluindo uma mostra do diretor Eduardo Coutinho e três pré estréias nacionais - Cinema, Aspirina e Urubus, Árido Movie e Crime Delicado - que atraíram a atenção do público. Encheram as salas dos cinemas os dois primeiros, que são pernambucanos, dirigidos respectivamente por Marcelo Gomes e Lírio Ferreira. A noite de encerramento, além da entrega dos prêmios, contou com a exibição de um dos diversos representantes do cinema europeu, Manderlay, segundo título da trilogia do diretor Lars von Trier que começou com Dogville. Site do MostraMundo. Veja quem ganhou camisetas e convites para o MostraMundo.